Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Protagonismo PcD: “O PÔA” reestreia no Sérgio Porto
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

Protagonismo PcD: “O PÔA” reestreia no Sérgio Porto

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 21 de janeiro de 2026
Compartilhar
Compartilhar

A peça protagonizada por Nabuco,artista PcD, fez sua última apresentaçãono Festival de Curitiba de 2024

 

O PÔA está de volta ao circuito teatralcarioca. Dois anos após a apresentaçãono Festival de Curitiba de 2024, como parte da programação da Mostra FRINGE, o espetáculo fará uma curtatemporada no Palco Principal do EspaçoCultural Municipal Sérgio Porto, nohorário alternativo, sempre às quartas-feiras às 20h.

A peça é protagonizada por Nabuco, ator PcD com mal formação de Arnold Chiari, e reflete sobre os limites e potências da condição humana a partir de uma linguagem performática e sensorial. Com uma dramaturgia independente de construções verbais, o desenvolvimento da narrativa se destaca por suas propostas visuais e sonoras que trafegam entre o lúdico, o real e o absurdo. Aoabordar questões íntimas e universais daexistência, a obra dialoga diretamente com um grupo social historicamenteexcluído dos espaços de poder, mas querepresenta cerca de 8,9% da população brasileira, de acordo com pesquisa de julho de 2023 feita pelo IBGE.

“Sempre encarei muito bullying porcausa da minha condição e até hoje sofrocom isso. Ser PcD não é uma doença, muitas pessoas não entendem. Mas sempre acreditei em mim, esse projeto é um sonho. A importância de confiarem no meu trabalho no teatro e me aceitarem como eu sou é enorme, me dá força e coragem”, conta Nabuco.

O espetáculo é dirigido por Vitor HugoGuimarães e Luiza Kosovski, atriz que sedestacou recentemente pelo trabalho nolonga Ainda Estou Aqui, de Walter Salles,vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado. O projeto, levantado de forma independente por umaequipe de jovens artistas cariocas, seafirma enquanto um esforço criativo ecoletivo de superação da falta de acessibilidade no cenário cultural brasileiro.

“Dentro e fora do palco, “O Pôa” é um ensaio sobre a vida. Somos todos jovens e a falta de experiência fez serabsolutamente necessária a colaboração.Pra mim, essa é a base do teatro. Foi assim que o Tablado nos ensinou. E aos pouquinhos o que era uma ideia foi tomando forma, e ganhando perspectivas diferentes e indo pra caminhos onde nem a própria ideia poderia imaginar. Echegamos aqui, no Sergio Porto, ondeinicialmente sonhamos em realizar a peça. Um marco para nós! Que essa experiência traga novas perspectivas ao nosso espetáculo, e que possamos, pelo menos, deixar um legado de jovens com interesse em pesquisar novas linguagens. Um grande viva ao teatro, a arte do encontro e das possibilidades!”, celebra Luiza.

 

O PÔA estreou no Rio de Janeiro em abril de 2023 na Sala Verde do Teatro O Tablado, espaço alternativo da instituiçãoque é referência na formação de artistasno cenário carioca, onde grande parte da equipe iniciou sua formação artística. Pensando em novos discursos e possibilidades cênicas e sociais, a montagem foi desenvolvida a partir de um processo de improvisações, aulas de bioginástica, um workshop de máscaras, preparações corporais intensivas e oestudo de textos de Artaud,Schopenhauer, Gerald Thomas, Buster Keaton, Viviane Mosé, Maria Homem,Georges Canguilhem, Nietzsche, A.Abujamra, Augusto Boal, Peter Brook e Nise da Silveira.

SINOPSE

O PÔA é um espetáculo teatral em queum corpo não-ortodoxo é atravessado porforças que o convocam, o contêm e o expõem. Preso a um lugar que não se fixa – um lugar nenhum – esse corpo ésubmetido a um regime de estímulos,regras e promessas que operam semexplicação. Toda tentativa aciona o desejo, todo desejo produz frustração. A única interjeição possível, “pôa”, surge como um som primordial, oscilando entre excitação e lamento. Quando escapardeixa de ser uma opção, resta sustentar aprópria existência. Não há redenção. Há consciência. Nada se resolve. A vida permanece.

 

SERVIÇO

Quando: 21 de janeiro a 11 de fevereiro (quartas feiras), sempre às 20h

Onde: Espaço Cultural Municipal SergioPorto (Rua Visconde de Silva, s/n, entre o292 e posto BR Mania)

Capacidade: 72 lugares

Ingressos: $30 (Meia-entrada); $60(Inteira)

Duração: 50 min

Classificação indicativa: 12 anos

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Nabuco e Gabriela Ruppert

Direção: Vitor Hugo Guimarães e LuizaKosovski

Iluminação: Gabriel Prieto

Direção musical e Trilha Sonora Original: Vinícius Nesi

Cenografia: Luis Bellas, Pedro Stamford eRicardo Júnior

Direção de Movimento: Gabriela Ruppert

Direção de Palco: João Byington de Faria

Figurino e Preparação corporal: GrilaGrimaldi

Costureiro: George Bravo

Operação de Som: Clara Farroco

Operação de Luz: Chico Moraes

Equipe de Montagem de Luz: ChicoMoraes, Gabriel Prieto e Jirllan Cavagna

Fotografia: Bê Riley

Cinematografia: Samuel Valladares eLourenço Moura

Programação Visual: Ana Szwarc

Assessoria de Imprensa: Marcella Freire -Mar Comunicação

Produção: Elisa Nunes e Vini Portella


Você Pode Gostar

David Byrne lança edição digital deluxe do álbum ‘Who Is The Sky?’ e revela o novo single “My Madness”
Confira programação de cinema por R$ 10 até amanhã no Cine Imperial
Exposição no Goethe-Institut Salvador-Bahia investiga as relações entre amor e violência
“UM PRIMEIRO LONGA INTELIGENTE E BEM-SUCEDIDO”; VEJA AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE LONDON APÓS EXIBIÇÃO NO FESTIVAL DE VENEZA
Aos 22 anos, baiana Sofia Pitta lança álbum de estreia que mistura MPB com pagodão, samba e arrocha
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

Prefeitura divulga programação completa da 14ª Galponeira de Bagé (RS)

6 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Kate Moss estrela capa da Vogue Brasil de setembro

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

WRY consolida nova fase com o novo single “No Meio Do Sonho”

4 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Chiara Civello e Clap! Clap! lançam “New Dimension”, novo single do projeto alternativo CCCC

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites