A maior e mais importante feira de educação internacional da América Latina, marca presença mais uma vez para conectar estudantes brasileiros com as melhores oportunidades no exterior. O evento, que reúne universidades de diferentes países, abre portas para programas de graduação, pós-graduação, intercâmbio e cursos de idiomas. O Salão do Estudante acontece em Salvador no dia 15 de novembro, no Fiesta Convention Center, com entrada gratuita. Serão 5 países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia e Portugal. A feira acontece em mais 5 capitais.

O desejo de estudar fora engloba todos os gêneros e começa cada vez mais cedo. Segundo a pesquisa, muitos brasileiros querem colocar o pé na estrada logo após o ensino médio, aos 18 anos, em busca de experiências que unam aprendizado, autonomia e bagagem cultural.

Fazer graduação no exterior é o sonho de muitos jovens, e como os custos são altos, cresce o interesse pelos programas sanduíche, que permitem cursar parte da faculdade no Brasil e parte em outro país. A ideia ajuda a reduzir gastos e tornar o sonho possível.
E para que esse sonho não vire um pesadelo com o dólar e o euro em alta, o estudante encontra no evento alternativas e promoções exclusivas, como isenção de taxas e parcelamentos diferenciados, que ajudam a transformar o projeto em realidade.
E afinal, quais são os países queridinhos dos brasileiros?
Os Estados Unidos seguem na liderança, seguidos por Canadá, Portugal, Reino Unido e Espanha. Nos últimos anos, Austrália e Irlanda também entraram para o radar, conquistando espaço por oferecerem qualidade de ensino, segurança, políticas de visto mais flexíveis e a possibilidade de estudar e trabalhar.
Quando o assunto é idioma, o inglês continua soberano, reforçando seu papel como ferramenta essencial no mercado global. Mas o ranking reserva surpresas: o espanhol cresceu e já ocupa a segunda posição, impulsionado pela força econômica da América Latina e pelo charme da Espanha como destino educativo.
O italiano surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar, ultrapassando o francês. O avanço reflete políticas de imigração mais favoráveis, o aumento do interesse pela cultura italiana e a expansão de cursos e graduações nas universidades do país.
O francês segue relevante entre quem sonha com carreiras diplomáticas ou em organismos internacionais, enquanto alemão, coreano e japonês também aparecem entre as preferências, especialmente entre estudantes de engenharia e tecnologia.
O Salão do Estudante é realizado pela BMI/THE – Times Higher Education. Desde 1987 o evento conecta estudantes brasileiros as mais renomadas instituições de ensino internacionais.
Serviços:
Brasília – 6 de Novembro
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul
Horário: 15h às 18h30
São Paulo – 8 e 9 de Novembro
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar
Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista
Horário: 15h às 18h30
Rio de Janeiro, Barra – 11 de Novembro
Local: Windsor Barra
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca
Horário: 15h às 18h30
Rio de Janeiro, Copacabana – 12 de Novembro
Local: Hotel Hilton Copacabana
Endereço: Av. Atlântica, 1020 – Copacabana
Horário: 15h às 18h30
Salvador – 15 de Novembro
Local: Fiesta Convention Center
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara
Horário: 14h às 17h30
Florianópolis – 17 de Novembro
Local: Majestic Palace Hotel
Endereço: Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2746 – Centro
Horário: 15h às 18h30

