Um abaixo assinado está sendo divulgado amplamente nas redes sócias organizado pela comunidade da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de solicitar ao prefeito de Salvador, Bruno Réus, o tombamento das obras do artista plástico baiano Juarez Paraiso.
Estao envolvidos no projeto varias unidades acadêmicas, representadas por membros de diretorias, congregações, departamentos, corpos docentes e professores aposentados, alunos, ex-alunos e funcionários das instituições.
Um vez realizado o tombamento das obras do artista natural de Rio de Contas, interior da Bahia, as criações do artista e professor da Escola de Artes da Bahia estarão salvaguardadas e preservadas, como deve ser o
todo patrimônio da cidade de Salvador.
Vandalismo
As obras de Juarez vem sofrendo, ao longo dos anos, destruições parciais ou totais, devido a intolerância religiosa e negligência dos órgãos encarregados de sua conservação.
Sobre Juarez Paraíso
Integrante da chamada segunda geração modernista da Bahia, Professor Emérito da UFBA, membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Ciências, é soteropolitano por vivência e dedicação de toda a sua obra à cidade do Salvador, cujas criações monumentais aqui se concentram em edificações públicas e privadas, como também em vias urbanas. Juarez Paraíso dedicou sua vida e seu múltiplo talento às artes em geral, principalmente como desenhista, pintor, gravador, escultor, muralista, mosaicista, fotógrafo, cenógrafo, crítico de arte.
Para assinar, acesse o pink
Deixe um comentário