3 tendências de logística no setor de abastecimento
O setor de logística é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento do país e para a manutenção de outras atividades nacionais e até internacionais. Segundo o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), o segmento movimenta aproximadamente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil, além de representar mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB). A logística abrange diversas frentes e uma delas é a de abastecimento. Atualmente mais 140 bilhões de litros de combustíveis são comercializados no país, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Quando pensamos especificamente em transportadoras e frotas pesadas, o diesel é o personagem principal. Hoje os dados confirmam que este é o combustível mais comercializado no país com mais de 60 bilhões de litros vendidos. Nesse ponto, a logística de abastecimento é crucial para o processo efetivo das entregas finais, da manutenção sustentável da frota e principalmente para a economia da transportadora”, explica Kassio Seefeld, fundador e CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento focada em gestão de frota pesada.
A partir desse cenário, o especialista listou 3 tendências que serão destaques no setor de logística e abastecimento em 2024. Confira!
Digitalização dos meios e automação
Não é segredo que boa parte dos processos empresariais já seguem uma linha digital e no meio logístico não seria diferente. Apesar disso, ainda há muitas empresas e transportadoras que utilizam planilhas de organização. Nesse cenário, o conceito trabalha em prol de agregar na otimização dos processos e operações, além de também gerar economia de tempo e financeira por meio da ampla visibilidade sobre a frota inteira. Vale ressaltar que os sistemas baseados em inteligências artificiais promovem a automação dos dados, dessa forma pontos como o plano de rotas e a padronização dos pagamentos se tornam mais práticos e de fácil acesso.
Sustentabilidade
A pauta de sustentabilidade está cada vez mais presente no meio logístico e de abastecimento como uma preocupação geral do setor. A tendência é que novas tecnologias sejam usadas para contribuir na causa sustentável, como a otimização dos recursos, conscientização do consumo de combustível e a gestão de rotas para redução de emissão de gases.
Análise de dados e planejamento das frotas
Dentro desse cenário, a análise de dados apoiará as transportadoras no gerenciamento inteligente das frotas, principalmente referente ao abastecimento. A partir das tecnologias de diagnósticos, é possível prever futuros riscos, trabalhar a redução de custos e tornar a operação mais eficiente e rentável desde o momento do planejamento da construção da cadeia de abastecimento para uma operação fruída.
Sobre a TruckPag:
A TruckPag é uma startup de meios de pagamento focada em abastecimento de frota pesada. Unindo todas as pontas para uma gestão de frotas completa, a empresa oferece um cartão para controle dos gastos de abastecimento das frotas e gestão de manutenções, a tag de pedágio, além do TruckPag Bank, solução bancária que disponibiliza a emissão CIOT de forma gratuita e o Gestão de Despesas. Por meio da plataforma proprietária, a empresa permite que os gestores tenham visibilidade dos postos de gasolina nos trajetos, valores de combustível em cada um, além de gerar relatórios das frotas baseados em dados, entre outras funcionalidades. Fundada em 2019 em formato 100% bootstrapp, a empresa é liderada por Kassio Seefeld – Fundador e CEO – e hoje totaliza mais de 100 mil transações de abastecimento por mês. Acesse o site da empresa e saiba mais.
Deixe um comentário