100 dias: Lula cumpriu 13 das 36 promessas feitas em campanha
O governo Lula cumpriu 1/3 das promessas de campanha nestes 100 dias à frente do Brasil. Foram feitos 36 compromissos e 13 foram plenamente cumpridos. A data será marcada por um pronunciamento à Nação em rede nacional de Tv. . Em artigo para o jornal “Correio Braziliense”, Lula ressalta a “reconstrução e união”para governar “dois Brasis, o Brasil de quem votou em mim e o Brasil de quem votou em outro candidato”. O presidente lembrou ainda que a marca de cem dias ainda é curta, se comparada aos quatro anos que terá no Planalto.
O governo Lula cumpriu 1/3 das promessas de campanha nestes 1 00 primeiros dias à frente do Brasil . Foram feitos 36 compromissos e 13 foram plenamente cumpridos.
“Nos 1.360 dias que temos pela frente, seguiremos firmes na reconstrução de um país mais desenvolvido, justo e soberano, com paz, harmonia e oportunidades para todos. O Brasil voltou.”
Confira as promessas cumpridas:
- Recriação do Ministério da Previdência Social – Em janeiro, a Medida Provisória 1.154, de 1.1.2023, recriou o Ministério da Previdência Social, que havia sido extinto pela Medida Provisória 870/19 e se encontrava atualmente absorvido pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, por obra da lei 14.261/21.
A promessa foi feita durante atos de campanha de Lula, em setembro de 2022.
- Criação do Ministério dos Povos Originários – instituído no dia 11 de janeiro de 2023 e é comandado pela ativista Sônia Guajajara. A pasta tem como objetivo garantir aos indígenas acesso à educação e a saúde, demarcar terras indígenas e, combater o genocídio deste povo
- Recriação do Ministério da Pesca – Fundado no dia 1 de janeiro, a pasta é presidida por André de Paula.