ConexãoIn

Valorizar o trabalho criativo e coletivo é a proposta do Memola Estúdio de Arquitetura liderado por Verônica Molina

Paixão, disciplina e dedicação movem o trabalho da equipe do Memola Estúdio, comandado pela arquiteta colombiana radicada no Brasil, Verônica Molina. Há 12 anos, Verônica ingressou como arquiteta coordenadora no Estúdio Penha, tonando-se sócia em 2016 quando passou a administrar o escritório ao lado de Vitor Penha.

Em 2022, com a saída de Vitor da sociedade para atuar em projetos pessoais, nasce o Memola Estúdio, com foco no trabalho coletivo, equipe formada por 17 profissionais e 35 projetos em andamento. “Nossos projetos são únicos por conectar a técnica com a estética sempre com um olhar especial para os detalhes. O que nos move é buscar soluções que despertem sempre o melhor de nós e que encantem a equipe e clientes”, explica Verônica que é apaixonada pela arquitetura e faz questão de fortalecer as parcerias.

O nome escolhido Memola, surgiu da derivação de “mola”. Inicialmente pela questão da dobradiça adaptável, além de ser uma técnica de artesanato ancestral originária das mulheres indígenas da Colômbia e do Panamá, que se baseia nas várias camadas coloridas de tecido, feito para ocasiões especiais como o nascimento de uma criança, um casamento ou até datas comemorativas da comunidade. Já na Espanha, a expressão significa “Me encanta”. Com todas essas referências, foi criado o nome Memola Estúdio de Arquitetura: “Trazer um novo significado é coerente com a nossa trajetória de sucesso. Precisamos de alguma forma comunicar essa transição, mas deixar claro a todos que a essência e paixão pelo que fazemos não mudaram”, diz Verônica.

Participar do dia a dia e estar presente em todos os processos têm sido fundamentais para Verônica dar sequência ao trabalho, explica a própria arquiteta: “Nesses últimos 12 anos, sempre dei o meu melhor, aqui construímos relações com o nosso redor, conectando pessoas às suas memórias e revelando a sabedoria que reside em cada material. Nosso propósito é contar histórias a partir de cores, texturas e sensações, e isso só tende a estar mais presente no nosso trabalho”, finaliza.

Sobre Memola Estúdio

À Frente do escritório Memola Estúdio está a arquiteta Verônica Molina, colombiana, nascida em Medellin. Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Nacional da Colômbia, é pós-graduada em Master em arte, arquitetura e espaço efêmero, pela universidade Politécnica de Catalunya.

Há 12 anos no Brasil, atuou nesse mesmo período no escritório Estúdio Penha, inicialmente como coordenadora, tornando-se sócia em 2016. Participou da execução de 215 projetos e foi indicada em pelo menos 20 premiações, nacionais e internacionais. Agora, em carreira solo, Verônica dá vida ao escritório Memola Estúdio, que já nasce com uma equipe de 17 funcionários e 35 projetos em andamento.

Movida pela linha de pensamento filosófica, sua concepção pela arquitetura está no amadurecimento e experiências, onde as coisas se constroem na medida do tempo, e onde o conceito está 100% no amor e dedicação diária. O reconhecimento vem da união das forças, de um grupo de pessoas, que juntas fazem o melhor e por isso fazem bem feito. Arquitetura é para pessoas, é arte que precisa ter interação na escala humana, onde se instiga experiências e materialidade.

 

Instagram: https://www.instagram.com/memola_estudio/

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/05/2022