ConexãoIn

Trajetórias esportivas de sucesso inspiram jovens na busca pelo conhecimento

Fabiana Alvim é uma das embaixadoras do Olympism365 no Brasil e estrelou o lançamento oficial da iniciativa global no país

 

Fabiana Alvim de Oliveira, a famosa Fabi do Vôlei, Daniel Dias e Vanderlei Cordeiro de Lima. Três atletas que figuram entre os mais celebrados do esporte brasileiro também têm em comum a missão de serem embaixadores do Olympism 365 “Esporte, Educação e Meios de Vida”, iniciativa global inédita no Brasil, liderada pela Fundação SES, que em solo brasileiro é desenvolvida em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.

 

Nos últimos meses, os esportistas estão compartilhando suas experiências nas quadras, pistas e raias de todo o mundo com os jovens aprendizes da organização. Na série de atividades imersivas pelo país, a interação com os atletas revela como os valores olímpicos contribuem para que trilhassem carreiras de sucesso, inspirando jovens na busca pelo conhecimento e aprimoramento para o mercado de trabalho.

 

Em encontro realizado na capital federal, Fabi falou sobre a primeira chance que teve na seleção brasileira, em 2001, sob o comando do técnico Marco Aurélio Motta. Revelou detalhes da jornada que a levou a ser eleita a segunda melhor defensora e receptora do mundial de 2002 e destacou como o empenho e dedicação do time nas quadras ajudaram as atletas a conquistarem as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, e Londres, em 2012.

O recordista mundial, Daniel Dias, também é um dos embaixadores da iniciativa e compartilhou sua história com jovens do Tocantins

Atravessando a região, no norte do país, Daniel Dias subiu aos palcos e compartilhou com o público de Palmas, no Tocantins, a trajetória pautada por inúmeros desafios até sagrar-se o maior medalhista paralímpico brasileiro da história. Para mais de 400 jovens, o nadador discursou sobre o poder transformador dos valores olímpicos na formação pessoal e profissional e abordou detalhes sobre as experiências em competições nacionais e internacionais, destacando como aplica no cotidiano a sabedoria adquirida por meio do esporte.

 

“Espero que neste encontro eu tenha ajudado mostrando aos jovens, com a minha história, que os nossos sonhos são possíveis. O esporte me ensinou isso e este aprendizado me move em todos os passos que dou na vida. Tenho muito orgulho de compartilhar um pouco da minha trajetória com eles e poder dizer que eles devem acreditar nos seus sonhos para fazerem acontecer. Campeão na vida todos podemos ser. Basta fazermos as melhores escolhas”, declarou o atleta.

 

Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, é a cidade sede da próxima etapa do projeto, onde quem assume a missão é o único atleta latino-americano a conquistar a Medalha Pierre de Coubertin, Vanderlei Cordeiro de Lima. O bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, ficou mundialmente conhecido pela determinação que não o tirou das pistas nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia – quando, na reta final foi empurrado por um manifestante durante a corrida e, ainda assim, continuou a prova – e fez conquistar a medalha de bronze e se consolidar como um dos maiores exemplos de espírito esportivo já vistos.

 

“Ao assumirem o compromisso de fazerem de suas histórias fontes de inspiração dos valores olímpicos da amizade, compreensão mútua, igualdade, solidariedade e honestidade, estes atletas também estão vestindo a camisa da empatia. Sabemos que o Brasil ainda vive uma realidade muito desigual e ver que estes esportistas estão dando a eles oportunidade de verem que acreditar nos sonhos por uma vida melhor é possível, faz muita diferença. Estamos falando do poder transformador de engajar por meio de histórias e iniciativas efetivas para gerar impacto social”, observou Charlie Pereira, coordenador de práticas esportivas da Demà Jovem by Renapsi.

 

Esporte e educação: aliados da transformação

 

Estratégia do COI que visa fortalecer o papel do desporto como facilitador para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, o Olympism 365 “Esporte, Educação e Meios de Vida”, fortalece as competências dos jovens, melhora o acesso à educação de qualidade e amplia oportunidades de emprego e empreendedorismo por meio do esporte.

 

Em toda a América Latina, os programas desportivos comunitários vinculados à iniciativa estão destinados à mais de 50 mil jovens em 15 países até 2025. Aqui no Brasil, o projeto vai beneficiar diretamente cerca de 10 mil jovens inseridos nos programas de aprendizagem desenvolvidos pela Demà jovem by Renapsi, nos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

 

“Nossa expectativa é que em 12 meses, cerca de 10 mil jovens que fazem parte de programas de aprendizagem nestas localidades, sejam contemplados pela iniciativa, onde queremos fortalecer os valores essenciais para a formação de cidadãos íntegros, promovendo desenvolvimento social e conhecimento de forma inédita”, comentou o coordenador.

 

Charlie observa também que ao longo dos anos, o Brasil acompanhou o surgimento de atletas de diversas modalidades, que superaram origens humildes ou encontraram no esporte uma oportunidade única.

 

“O esporte é um agente de transformação social capaz de resgatar, desenvolver e formar cidadãos aptos para competições esportivas e, se aliado à educação, possibilita a formação de ideais para a vida. O Olympism365 está desbravando novos caminhos no Brasil, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a disseminação de valores que transcendem as competições, impactando positivamente a vida de jovens em todo o país”, concluiu.

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/11/2023