ConexãoIn

Sol, mar e piscina: saiba quais hábitos adotar para cuidar dos fios e aproveitar a estação mais quente do ano

As praias e clubes lotados a cada final de semana comprovam que os baianos estão mais do que prontos para usufruir do mar, sol, calor, bronze e tudo mais que a estação mais quente do ano tem para oferecer. Mas os perigos do calor intenso não podem ser esquecidos. Assim como na pele, a radiação solar também provoca queimaduras profundas, e algumas até irreversíveis, nos fios e no couro cabeludo. Sol, piscina, água do mar e cloro tendem a danificar os fios. Pensando nisso, as especialistas em cabelo do Boticário, Andrea Kim e Vanessa Carvalho separaram algumas dicas sobre quais hábitos adotar, e quais abandonar, para cuidar das madeixas. Confira! 

Pode usar e abusar:

1. Limpeza Adequada

Toda prática recomendada de cuidado começa pela limpeza e, no verão, a combinação de sol com água salgada ou clorada não é nada favorável para os fios. Dessa forma, é necessário enxaguá-los imediatamente após banhos de mar ou de piscina, para eliminar qualquer resíduo de cloro ou salinidade.

2. Produtos com proteção UV

Quem foi que disse que só a pele precisa de protetor?
Opte por produtos que possuam proteção térmica. Os finalizadores protegem os fios da irradiação da luz que tendem a enfraquecer, desbotar e danificar a fibra capilar. Cabelos tingidos e descoloridos artificialmente, principalmente, têm mais porosidade e podem quebrar com maior facilidade. A situação se agrava com fatores externos como sol, sal e ferramentas de calor como secador e chapinha; então para evitar frizz, quebra, desbotamento e outros efeitos colaterais que o verão pode causar, torna-se obrigatório o uso dessa proteção extra.
Para garantir os benefícios do protetor, basta aplicá-lo nas pontas e no comprimento dos fios, evitando a raiz. Use-o antes de se expor ao sol e sempre que achar necessário. Para intensificar a proteção, o uso de bonés ou chapéus continuam sendo recomendados, ok? 

3. Rotina de hidratação

Uma rotina de cuidado para manter os fios saudáveis e hidratados torna o fio menos suscetível à quebra por fatores externos, como o sol, sal e calor. Cabelos cacheados e crespos, além de cabelos com química, por exemplo, são naturalmente mais ressecados e precisam de hidratação constante, rotina que nessa época precisa ser realizada de maneira mais frequente. A função da hidratação é manter os fios saudáveis, macios e com brilho, valorizando sua beleza natural. 

É melhor evitar:

1. Penteados apertados

Penteados com muita tração, como um rabo de cavalo muito apertado ou um coque, podem comprometer a saúde do couro cabeludo e afetar o crescimento dos fios. A tração, se for feita constantemente, pode desencadear um quadro conhecido como alopecia cicatricial. Tente alternar entre penteados mais soltos, escolha preferencialmente molas ou elásticos de tecido que não causem pressão excessiva aos fios.

2. Shampoos ressecantes

Shampoos super limpantes tendem a tirar o óleo natural dos fios e, nesta época do ano em que eles já estão mais ressecados, pode tornar o fio mais suscetível à quebra. Uma rotina em que o shampoo proporcione uma limpeza suave, aliado a uma máscara que repõe a hidratação dos fios e um condicionador para selar as cutículas na hora do banho, faz toda a diferença

3. Agentes térmicos

Chapinhas e secadores devem ser evitados! Mas, se não houver alternativa, lembre-se dos protetores térmicos, se possível, um com proteção UV, para evitar possíveis desbotamento e ressecamento excessivo dos cabelos.

#conexaoin

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/12/2021