ConexãoIn

Sete estudantes de Salvador participam do 12º Festival Internacional Sesc de Música, no Rio Grande do Sul

Dez jovens baianos viajaram para o Sul para participarem do  12º Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, que acontece entre os dias 15 e 26 de janeiro em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Eles estão aperfeiçoando suas técnicas nos cursos de viola, violoncelo, oboé, flauta, fagote, trompa, trompete, tuba e trombone tenor. Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival conta, ao todo, com 46 professores, de 13 nacionalidades, que compartilharão seus conhecimentos com cerca de 400 alunos de vários estados brasileiros e países da América do Sul.

Além das aulas, os estudantes baianos integram a Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica, com a oportunidade de participarem espetáculos com a temática de música de cinema.  Diariamente, os alunos, que são bolsistas, também têm a oportunidade de se apresentar em solos nos recitais, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica. Alguns espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo site do evento, onde também está disponível a programação completa: www.sesc-rs.com.br/festival.

 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. O apoio educativo é por conta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Unisinos.

 

12º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade.

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)

Programação completa: No site www.sesc-rs.com.br/festival

*Sujeita a alterações

POR: Rita Moraes
Publicado em 16/01/2024