ConexãoIn

Pela segunda vez na história astronauta brasileiro vai ao espaço

Pedro Henrique Dória Nehme, 21 anos, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília será o segundo brasileiro a viajar para o espaço. Ele venceu uma promoção mundial organizada pela companhia aérea holandesa KLM, que lançou na última segunda-feira, 22, um balão de alta altitude no Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

O balão foi monitorado com câmeras e GPS. No momento em que ele se aproximou do espaço, aumentou de tamanho até explodir e voltar para Terra como um paraquedas. O brasileiro foi o participante que fez a previsão mais assertiva sobre o ponto e a maior altitude atingida pelo balão.

Antes, de Dória, o astronauta Marcos Pontes, formado em engenharia aeronáutica, fazia parte da elite da Força Aérea Brasileira e passou por seis anos de treinamento intenso na Nasa e foi convidado a fazer parte da missão espacial em 2006, a bordo do Soyuz-TMA 8, em companhia do russo Pavel Vinogradov e do americano Jeffrey Willians. Ele permaneceu na Estação, mantida por 16 países, durante oito dias, nos quais realizando experimentos científicos brasileiros, originários de diversas instituições e escolas, que precisam ocorrer em ambiente de microgravidade.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/05/2022