ConexãoIn

Novozymes entrega resultados sólidos no primeiro trimestre de 2022 e eleva a projeção financeira para o ano

Com um crescimento de vendas orgânicas de 10% (crescimento de vendas de 16% em DKK) e uma margem EBIT de 26,1% no primeiro trimestre, a Novozymes teve um sólido início de ano. O bom impulso e os fortes resultados do primeiro trimestre levaram a um aumento na perspectiva de crescimento de vendas orgânicas para 4-8% no ano. Incertezas associadas às condições voláteis de mercado, à pandemia da COVID-19, à guerra na Ucrânia e às restrições globais da cadeia de suprimentos são as principais razões pelas quais a empresa mantém uma faixa de crescimento de vendas relativamente ampla.

“Entregamos resultados muito satisfatórios para este primeiro trimestre de 2022 e estou orgulhosa por continuarmos a apresentar um crescimento de dois dígitos em três de nossas cinco unidades de negócios. Vemos um forte impulso em todos os mercados e nossas soluções estão em demanda em todos os segmentos, apesar das condições de mercado muito voláteis. Nossa estratégia “Desbloqueando o crescimento – impulsionado pela Biotecnologia” está se materializando e nosso portfólio bem diversificado está mostrando sua força”, diz Ester Baiget, CEO global da empresa, e continua:

“Aumentamos nossa projeção para o ano para um crescimento de vendas orgânicas de 4-8% e mantemos as expectativas para as outras três métricas de perspectivas financeiras. Somos capazes de aumentar nossa perspectiva apesar dos efeitos negativos da trágica guerra na Ucrânia, das contínuas incertezas da pandemia e das restrições globais da cadeia de suprimentos. Esta é uma demonstração clara de que nosso posicionamento e portfólio de produtos são fortes e que somos capazes de impulsionar nossa estratégia equilibrando a execução de curto prazo com um foco claro de longo prazo”.

Durante o primeiro trimestre deste ano, a Novozymes lançou dois novos produtos, incluindo o HiPhorius™, uma solução de fitase para melhor absorção de fosfato na alimentação animal. O HiPhorius™ é uma fitase de quarta geração e resultado da Aliança Global com a DSM em Nutrição Animal.

Resultados por unidades de negócios

No primeiro trimestre, o desempenho orgânico por unidade de negócios foi de -4% em Household Care (Cuidados Domésticos), 18% em Alimentos, Bebidas e Saúde Humana, 27% em Bioenergia, 8% em Processamento de Grãos e Tecnologia e 12% em Agricultura, Saúde Animal e Nutrição.

A área de Household Care foi afetada pela redução esperada nos volumes de detergentes na Europa, bem como pela guerra na Ucrânia, tendo um impacto negativo nas vendas no final do trimestre. No geral, o desempenho ficou em linha com as expectativas, chegando em cima de uma comparação de dois anos de alta.

O crescimento em Alimentos, Bebidas e Saúde Humana foi amplo em subáreas como panificação, laticínios e proteínas vegetais, segmento de cerveja de baixa caloria e otimização de matérias-primas.

O forte crescimento da produção de etanol nos EUA foi parte do motivo do sólido início de ano em Bioenergia. Em Processamento de Grãos e Tecnologia, o crescimento foi impulsionado pela penetração no mercado de processamento de óleo vegetal, inovação em amido e maior demanda do mercado final.

O desempenho em Agricultura, Saúde Animal e Nutrição foi liderado pela inovação e pelo crescimento de volume impulsionado pelo mercado final, resultando em crescimento em todas as categorias de nutrição.

Resultados regionais

No primeiro trimestre, as taxas de crescimento orgânico por geografia foram de 11% na Europa, Oriente Médio e África, 10% na América do Norte, 5% na Ásia-Pacífico e 16% na América Latina. As vendas em mercados emergentes cresceram 8% organicamente e os mercados desenvolvidos cresceram 10% organicamente.

Perspectivas financeiras para 2022

A Novozymes tem um portfólio de produtos bem diversificado e uma ampla exposição na indústria. Apesar do impacto negativo da guerra na Ucrânia, o bom impulso e um forte início de ano, combinados com condições de mercado favoráveis, permitem um aumento das vendas orgânicas ao longo do ano. A Novozymes agora espera um crescimento de vendas orgânicas de 4-8% em relação aos 3-7% anteriores. Espera-se que as vendas em DKK sejam cerca de 6% superiores às perspectivas de crescimento das vendas orgânicas.

A Novozymes espera uma margem EBIT sólida de 25-26%. O ROIC, incluindo o ágio, é esperado em 16%-17%.

 

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade internacional, aprimoramos o desempenho industrial ao mesmo tempo em que preservamos os recursos do planeta e auxiliamos na construção de uma vida melhor. Como maior provedor mundial de tecnologias microbianas e de enzimas, nossa bioinovação permite maior produção agrícola, lavagem à baixa temperatura, produção energeticamente eficiente, combustível renovável e muitos outros benefícios com os quais contamos hoje e no futuro.

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/04/2022