ConexãoIn

Morre ex-modelo e atriz portuguesa Ana Afonso

 

A ex-modelo e atriz portuguesa Ana Afonso morreu aos 47 anos no dia 4 de janeiro. A causa da morte não foi revelada. No último post no Instagram, na virada do ano, ela desejou um 2024 de “muito crescimento e felicidade” a todos.

Nascida no Algarve, ela se destacou inicialmente como modelo. Depois conquistou espaço na TV. Fez a novela ‘Teu Olhar’ e a série ‘Maré Alta’.

Atingiu o auge da popularidade em 2004, quando participou do reality show ‘Quinta das Celebridades’, uma espécie de ‘A Fazenda’ do canal TVI.

No confinamento, Ana se encantou pelo ator Alexandre Frota. Viveram um romance que empolgou os telespectadores. Ela não foi longe na competição; ele ficou em 2º lugar.

O casal ignorou as câmeras ao protagonizar inúmeras cenas de sexo no estábulo. A paixão durou algum tempo após o fim do programa.

“Muito triste, estou chocado com a morte da Ana”, disse Frota, segundo o site luso ‘Selfie’. “Fizemos um lindo trabalho de muita importância na Quinta das Celebridades. Ela me ajudou muito.”

Ana Afonso se afastou da TV por conta da dependência em álcool. Chegou a perder a guarda de dois filhos dos três filhos. Recuperou a saúde após meses de tratamento terapêutico.

Em 2023, à revista ‘TV Guia’, a artista revelou a vontade de voltar a trabalhar. “Dediquei-me à maternidade, foi uma bela viagem, agora tento novamente a minha sorte como atriz.”


Filho autista

Após um período afastada do meio mediático, a ex-atriz e modelo esteve no dia 31 de março de 2023, numa entrevista emocionante com Júlia Pinheiro, no programa Júlia, da SIC, onde revisitou alguns dos momentos mais dramáticos da sua vida.

         Foto feita há 5 anos atrás

Ana Afonso não conseguiu conter a emoção ao falar sobre o filho Diogo, de 12 anos, que sofre de “autismo severo”. “Um ano e meio depois [de ter nascido] comecei a suspeitar. (…) Nunca ninguém me disse que o Diogo não ia falar na vida. Sempre tentaram que eu tivesse esperança e não desistisse do Diogo e eu sempre fiz isso”, afirmou, na altura.

A modelo confessou que ainda não conseguia aceitar completamente a condição do filho. “Eu fiquei muito feliz quando soube que ia ter um menino e quando nasceu era tudo para mim e, como é natural, eu idealizei muitas coisas. Com o tempo, comecei a ter a sensação de que perdi um filho, mas que na verdade não perdi porque está ali. Eu tenho uma sensação de luto que ainda não consigo ultrapassar… Até hoje é difícil para mim aceitar a condição do Diogo”, desabafou.

Alcoolismo

Devido ao “autismo severo” de Diogo, Ana Afonso e o ex-marido decidiram colocá-lo numa instituição em 2021. “O autismo do Diogo é tão severo que eu não consigo andar na rua com o meu filho. O Diogo está numa instituição porque é o melhor sítio para ele. Acho que o pai fica com ele de vez em quando, mas eu sei que o meu filho está bem acompanhado. Eu vejo com os meus olhos”, assegurou durante o programa da tarde da SIC.

Ana Afonso também partilhou o momento em que se refugiou no álcool, negando ter abandonado os filhos, Alice e Diogo. “Eu nunca abandonei os meus filhos. Em 2018, eu estava sozinha com os dois [filhos], não conseguia arranjar trabalho e comecei a refugiar-me no álcool quando estava nesta situação de descobrir que o Diogo tinha este distúrbio e outras situações em casa… Na altura, foi o meu escape e quando dei por mim estava a beber todos os dias”, explicou.

Ana pediu ajuda quando percebeu que não estava bem. “Eu fui à CPCJ e pedi ajuda. Eu disse ‘se eu não tiver ajuda, vou ter de entregar os meus filhos. Eu quando fui à CPCJ foi um pedido de ajuda porque sabia que as coisas não estavam bem e foi então que eles entraram em contacto com o pai e ele ficou com eles. Eu precisava de ajuda, foi um pedido de socorro”, admitiu.

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/01/2024