ConexãoIn

Morre cardeal italiano Angelo Soldano, que ocupou importantes cargos no Vaticano

O cardeal italiano Angelo Sodano, número dois no Vaticano nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI e envolvido em várias controvérsias que abalaram a Igreja, morreu na sexta-feira, 27, aos 94 anos em Roma, anunciou o Vaticano neste sábado, 28.

Purpurado ocupou a função durante os pontificados de São João Paulo II. Em mensagem, o Papa Francisco expressou pesar pelo falecimento.

Sodano morreu no hospital Columbus-Gemelli, em Roma, onde estava internado desde 9 de maio após sofrer complicações do coronavírus que contraiu há algumas semanas, segundo o site da Santa Sé, Vatican News.

“A morte do Cardeal Sodano suscita na minha alma sentimentos de gratidão ao Senhor pelo dom deste estimado homem de Igreja, que viveu com generosidade o seu sacerdócio inicialmente na Diocese de Asti e depois, no restante de sua longa existência, a serviço da Santa Sé”.

Com estas palavras de gratidão, o Papa Francisco inicia sua mensagem de pesar pela morte aos 94 do Cardeal Angelo Sodano, ocorrida na noite de sexta-feira, 27, em Roma. O purpurado havia sido hospitalizado na noite de 9 de maio no Hospital Columbus-Gemelli devido a uma pneumonia decorrente da COVID-19.

O Cardeal Sodano ocupou o cargo de Secretário de Estado do Vaticano de 1991 a 2006 e foi decano do Colégio dos Cardeais de 2005 a 2019.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/05/2022