ConexãoIn


Maternidade Tsylla Balbino ganha espaço destinado a amamentação e doação de leite materno

Mãe do pequeno Alisson, de apenas três dias de vida, Edjalma Silva foi a primeira mamãe a usar o novo espaço da maternidade Tsylla Balbino destinado ao incentivo à amamentação e doação de leite. No local, denominado de Cantinho da Amamentação, pacientes e trabalhadoras da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), encontram um espaço de acolhimento, infraestrutura e tranquilidade para amamentar, ato de amor e cuidado que garante a nutrição e saúde do bebê.
 
Na última quarta-feira (24), a secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro conheceu as instalações e destacou a importância do aleitamento materno e incentivo à prática. “A unidade também conta com um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e é sempre bom lembrar que estamos no Agosto Dourado, mês de incentivo a amamentação. Amamentar é um ato de amor e de saúde para mamãe e bebê. A amamentação exclusiva alcança apenas cerca de 45% dos bebês nos primeiros meses de vida. O leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê, além de reduzir os riscos de obesidade e desenvolvimento de diabetes”, destacou.
 
Diretora da maternidade, Rita Calfa, ressalta que o espaço também busca angariar mais doações para o posto de coleta instalado no local. Na última quarta, o estoque do espaço era de apenas 395 ml, extremamente baixo. “Esse é um espaço reservado e extremamente acolhedor para aquelas que preferem amamentar com mais tranquilidade. Vai ser aberto ao público, tanto para trabalhadoras, quanto para pacientes. A gente espera fortalecer o aleitamento materno através da infraestutura com poltrona, berço, bomba elétrica para ordenha e geladeira. Temos na unidade o posto de coleta, essas mulheres que produzirem muito leite já podem ser encaminhadas para o posto para a doação”, destacou.
POR: Rita Moraes
Publicado em 26/08/2022