ConexãoIn

Johnny Massaro e Renata Carvalho protagonizam longa-metragem em competição no Festival do Rio

No próximo fim de semana, nos dias 11 e 12, o longa-metragem “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, estreia na competição do Première Brasil da 23ª edição do Festival do Rio. Vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Jovem e Melhor Filme Prêmio do Público no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg, o filme é protagonizado pelos atores Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo e se passa em Vitória – Espírito Santo no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de HIV/AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao desconhecido vírus.

No ar em “Verdades Secretas 2”, novela do Globoplay, Johnny Massaro já conta com currículo vasto na televisão e cinema. Jovem ator reconhecido por personagens diversos e multifacetados, também tem larga experiência no teatro e carrega o título de diretor audiovisual. O ator vive Suzano, o primeiro “soldado” a descobrir que está infectado com o vírus do HIV e que passa a viver dia após dia entendendo as modificações e consequências em seu corpo.

Já Renata Carvalho, 40 anos, nasceu em Santos e carrega em seu trabalho artístico a força e simbologia de sua transsexualidade. Reconhecida internacionalmente por seus trabalhos focados na questão do corpo transexual, protagonizou o escandalo da censura à peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”,   em que dava vida à Jesus Cristo. Além de atriz, também atua como diretora teatral  e passou  diversos anos de sua vida como agente de prevenção e assistência a travestis e transexuais em São Paulo. No filme, vive Rose e emociona com a poética de sua personagem.

Rodado poucos meses antes do início da pandemia, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 80, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado “vírus gay”. O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. De forma poética e sensível, “Os Primeiros Soldados” expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças – sendo eles os maiores ameaçados.

Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS.

Serviço

http://www.festivaldorio.com.br/

Sábado, dia 11/12 às 19h: Sessão de gala para convidados, no CINÉPOLIS LAGOON – Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa

Domingo, dia 12/12 às 19h Sessão para público com debate, no ESTAÇÃO NET RIO – R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo

#conexaoin

#conectadocomanoticia

 

 

 

 

Ficha Técnica

 

Elenco principal:

Johnny Massaro – Suzano

Renata Carvalho – Rose

Vitor Camilo – Humberto

Clara Choveaux – Maura

Alex Bonini – Muriel

Higor Campagnaro – Joca

 

Director, Screenwriter and Editor/Diretor, roteirista e montador: Rodrigo de Oliveira

DoP/Direção de Fotografia: Lucas Barbi

Production Designer/Direção de Arte: Joyce Castello

Costume Designer/Figurino: Khalil Rodor, Roger Ghil

Makeup/Maquiagem: Paola Giancoli, Royce Luckessi

Line producer/Direção de Produção: Melina Leal Galante

Sound/Direção de Som: Hugo Reis

Sound mix/Mixagem: Tiago Bello

Original soundtrack/Trilha Sonora Original: Giovani Cidreira

Executive Producers/Produção Executiva: Vitor Graize, Maria Grijó Simonetti, Ursula Dart

Producer/Produção: Vitor Graize – Pique-Bandeira Filmes

Associate Producers/Produção Associada: Quentin Laurent – Les Films de l’?il sauvage; Lucas Barbi – Azucrina Filmes

Co-production/Coprodução: Canal Brasil

 

Festivais:
70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg (2021)

52º International Film Festival of India (2021)

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/12/2021