ConexãoIn

Jerônimo Rodrigues, atual Secretário de Educação da Bahia é o candidato do PT às eleições para governador em outubro

 A executiva do Partido dos Trabalhadores na Bahia, divulgou que o secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues é o candidato ao governo da Bahia, pelo partido nas eleições deste ano. A decisão pelo nome que comandará a chapa, foi divulgada na noite desta sexta-feira, 11, nas redes sociais do partido e confirmada pelo próprio Jerônimo em um vídeo. 

“A executiva estadual acabou de me convidar, de me dar uma missão sagrada, uma missão qualificada de poder me apresentar como pré-candidato, pelo PT, para as próximas eleições de 2022. O que nós queremos é continuar cuidando de gente, junto com Lula na eleição nacional, junto com Wagner e com Rui. O partido dos trabalhadores tem essa responsabilidade, de cuidar da democracia, da vida dos baianos e das políticas públicas”, diz o pré-candidato. 

Favorito de Rui, Jerônimo disputava a vaga com o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e a prefeita de Lauro Freitas (BA), Moema Gramacho. Pela manhã, Rui Costa afirmou que o nome só seria anunciado no domingo (13), numa reunião do diretório estadual, quando o ex-presidente e pré-candidato Lula, viria à Bahia exclusivamente para a ocasião. 

Conheça o candidato

Engenheiro agrônomo por formação, o titular da pasta de Educação tem trajetória no secretariado nacional e estadual. No governo federal, entre 2011 e 2012, foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Movimento Territorial, secretário executivo do programa Pró-Territórios e ainda secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Na Bahia, foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural, entre 2015 e 2017, e assumiu como secretário estadual de Educação em 2019. Jerônimo também tem história nas causas sociais. Trabalhou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006. O secretário também é membro curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Fundo de Combate à Pobreza e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano.

Em 2019, ele recebeu a Comenda 2 de Julho, honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Apesar de ser filiado ao Partido dos Trabalhadores e ocupar postos em gestões públicas há anos, Jerônimo Rodrigues nunca se candidatou a nenhum cargo político.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/03/2022