ConexãoIn

Japão começa a investigar caso de desaparecimento de barco com turistas

Japão iniciou nesta segunda-feira (25) as investigações sobre o que causou o desaparecimento de um barco de turismo na costa norte do país, enquanto os esforços de busca se intensificavam para encontrar o navio e seus passageiros. O número de mortos confirmados subiu para 11, enquanto 15 permanecem desaparecidos.

A embarcação conhecida como “Kazu I” deixou o porto no sábado para um passeio turístico quando teve problemas na península de Shiretoko, na ilha de Hokkaido. O barco transportava 24 passageiros, incluindo duas crianças e dois tripulantes. Uma criança está entre os mortos.

As buscas foram retomadas nesta segunda com o uso de aeronaves e barcos de patrulha, com a mídia dizendo que barcos de pesca locais do porto de Utoro também foram mobilizados. Os pesquisadores também caminharam por penhascos íngremes ao longo da costa.

Hiroaki Okuma, um investigador do Japan Transport Safety Board, disse a repórteres que eles estavam coletando informações do mau tempo às condições do navio para descobrir a causa e questionando a equipe do operador do navio.

De acordo com relatos da mídia, as ondas estavam altas na área no sábado e os barcos de pesca que partiram no início da manhã retornaram ao porto rapidamente por causa das condições.

O Kazu I foi o primeiro barco de turismo a operar na área nesta temporada, disse a agência de notícias Kyodo. Acrescentou que a mesma embarcação colidiu com um objeto flutuante em maio de 2021, ferindo três pessoas, e encalhou em águas rasas logo após deixar o porto em junho.

 
POR: Rita Moraes
Publicado em 25/04/2022