ConexãoIn

JANA & JAN assume nova identidade musical e artística em trabalhos autorais

O romantismo e o empoderamento feminino são as temáticas das atuais composições da dupla JANA & JAN, que vivenciam uma nova fase na carreira com uma nova identidade artística e produção independente. Conhecidos carinhosamente pelos fãs como ‘Os Manos’, os irmãos apostam em músicas autorais explorando ritmos que estão em alta como dance, trap, forró, sofrência, além de outros.

Os próximos lançamentos da dupla são do single e clipe Diva Poderosa, que estará disponível nas plataformas digitais no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março. O audiovisual será coreografado por Ivan Passos, dançarino que trabalha com nomes como Lore Improta. Já Eterna Namorada será lançada em abril e o clipe no mês das noivas, em maio.

“Diva Poderosa tem uma vibe dançante pra festejar a diva que existe em cada um de nós. Estamos desenvolvendo uma coreografia com o Ivan introduzindo o Bate Coxa, que é um movimento de dança bem legal. E Eterna Namorada é uma balada romântica que fala daqueles amores singelos, verdadeiros, que duram pra vida toda”, antecipou Jana.

Conhecidos pela sonoridade experimental, versatilidade e covers de canções populares, Os Manos decidiram trazer um frescor em suas obras com uma repaginada no repertório. No ápice da pandemia gravaram em casa e lançaram o clipe da canção autoral ‘Imensidão’. O Single oferece um contexto de autoajuda e superação. Em parceria com o Quinteto da Bahia, formado por integrantes da OSBA, gravaram remotamente e lançaram o clipe da canção também autoral ‘Amor Que Fica’, que busca reforçar o amor em tempos de afastamento social. A partir disso, lançaram novas músicas e videoclipes como ‘Volta vem fazer amor’ e ‘Bandido eu te liguei’.

“As músicas foram produzidas em nosso home studio, desde a criação da letra até o processo de gravação e masterização. O vídeo foi filmado no Espaço de Cultura e Lazer Tons de Azul a partir de uma performance descontraída, com vibe bem alto astral”, afirma Jan.

Com mais de 10 anos de estrada, Os Manos acumulam projetos e parcerias no meio artístico, sendo dois deles o projeto Era da Luz, show intimista gravado no Teatro Gamboa Nova, Salvador, em 2018, com a participação do renomado mestre Rodolfo Lima, integrante da OSBA e da OSUFBA e o projeto Paz no Caos, também gravado no Teatro Gamboa Nova em 2019, que contou com participações de artistas convidados.  

Além de Diva Poderosa e Eterna Namorada, outras canções autorais e covers estão engatilhados para serem lançados no canal oficial do YouTube da dupla Jana & Jan. 

SERVIÇO

O QUÊ: Jana & Jan – Lançamento dos singles Diva Poderosa e Eterna Namorada

QUANDO: 8 de março e abril/maio 

ONDE: https://youtube.com/c/JanaeJan  e em todas as plataformas digitais

SOBRE JANA & JAN

Jana, 33, e Jan, 27, são Os Manos, uma dupla musical baiana formada pelos irmãos Jana Gomes Belo e Jan Gomes Belo. Filhos de uma artista visual e um cantor e compositor, a música e as artes sempre estiveram presentes na vida da dupla. Ainda na infância, Jana começou a compor músicas e Jan já tocava instrumentos. Na adolescência montaram sua primeira banda e desde então passaram a se profissionalizar como artistas. 

Formada e pós-graduada em artes visuais, Jana divide a carreira na música com a de tatuadora, atriz e modelo. Jan, além de cantor e multi-instrumentista, é produtor musical e beatmaker. A dupla realiza um trabalho independente com composição e produção própria, além de ter um estúdio criado para ensaios e gravação de clipes.

“Nosso processo de criação é bem fluido. Existe uma sintonia muito boa entre eu e Jan, acho que o fato de sermos irmãos ajuda muito, as coisas acontecem de forma espontânea”, disse Jana.

Temas como amor, questões sociais e empoderamento feminino estão presentes nas músicas dos Manos. Jana e Jan, que antes assinavam como JANOS, acumulam projetos e parcerias no meio artístico.

A dupla que atualmente segue divulgando seus trabalhos autorais em seu canal no YouTube, carrega no currículo apresentações e gravações audiovisuais ao vivo em espaços culturais importantes de Salvador como o Teatro Gamboa Nova, com os shows  Era da Luz (disponível em todas as plataformas digitais) e Paz no Caos, em 2018 e 2019 respectivamente. Os shows contaram com participações de artistas convidados como: Felizbelo (compositor, arranjador, cantor e instrumentista); Regina Luz (educadora, poetiza e escritora); Rodolfo Lima (arranjador e instrumentista da OSBA e OSUFBA), o ator e poeta Heder Novaes, Verônica Raquel (cantora, dançarina membro das Ganhadeiras de Itapuã).

#Conexaoin 

#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/02/2022