ConexãoIn

Imunoterapia utilizada em estudo cura câncer em todos os pacientes

Um ensaio clínico realizado nos Estados Unidos utilizou um medicamento experimental para tratar o cancer no reto e curou a doença nos 14 pacientes, que participam do estudo.

Essa foi a primeira vez que um tratamento eliminou completamente o câncer em todos os pacientes. Os resultados foram publicados no último domingo, 5, no New England Journal of Medicine, importante revista científica do Reino Unido. 

O estudo conduzido pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK) foi feito com pacientes que tinham câncer no reto em estágio avançado. Eles foram submetidos a seis meses de tratamento com um medicamento de imunoterapia chamado dostarlimab.

Após o período de tratamento, as 14 pessoas passaram por exames físicos, endoscopia e ressonância magnética. Os resultados mostraram que o câncer desapareceu em cada um dos pacientes.

Sascha Roth, uma das participantes do estudo, já estava de malas prontas para viajar a Nova York e iniciar o tratamento de radioterapia para curar a doença. Foi quando Andrea Cercek, uma das oncologistas que conduziram o ensaio clínico, telefonou para a paciente e informou que a imunoterapia havia combatido a doença.

“Dr. Cercek me disse que uma equipe de médicos examinou meus testes. Como eles não conseguiram encontrar nenhum sinal de câncer, ela disse que não havia razão para me fazer suportar a radioterapia”, ressaltou Roth, em comunicado divulgado pelo MSK.

Os médicos celebraram os resultados da imunoterapia, que fez com que os pacientes não tivessem de se submeter aos tratamentos à base de radiação, cirurgia ou quimioterapia. Além disso, as 14 pessoas não tiveram câncer novamente e nem sofreram efeitos colaterais com o tratamento ao qual foram submetidas.

“É incrivelmente gratificante receber lágrimas e e-mails felizes dos pacientes neste estudo que terminam o tratamento e percebem: ‘Oh meu Deus, eu consigo manter todas as funções normais do meu corpo que eu temia pode perder para a radiação ou cirurgia’”, enfatiza a Dra. Cercek.

Apesar de ser um estudo realizado em pequena escala, os oncologistas celebraram a utilização da imunoterapia para a realização do tratamento, dado que este método  aproveita o próprio sistema imunológico do corpo como um aliado contra o câncer.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/06/2022