ConexãoIn

Ideias de looks para o Natal e Réveillon

Natal e Ano Novo são sinônimos do fechamento de mais ciclo e o início de outro. Férias, descanso e diversão também estão associadas ao final de ano, assim como as roupas para celebrar essas ocasiões.

Para acabar de vez com a dúvida sobre o que vestir nas festas, veja as principais tendências de moda de 2023 e inspire-se para montar seus looks.

Balletcore

Como o próprio nome já indica, o balletcore é inspirado nos trajes das bailarinas – com algumas alterações, é claro.

Foto: Instagram (@jennierubyjane)

Sapatilhas, bodies, amarrações, sapatilhas, fitas, cardigans, tops e tules são peças comuns nessa tendência que ganhou muita atenção no último ano, mas que já apareceu nas telas no começo dos anos 2000 nos looks de Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker em Sex and the City.

Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw em “Sex and the City”. Foto: Reprodução/Warner Bros

O balletcore é delicado e ultrafeminino. Na maioria das vezes, em alusão às vestimentas das bailarinas, as cores mais claras são as preferidas – como o branco e o rosa –, mas o preto também é muito utilizado em uma vibe meio Cisne Negro.

Foto: Instagram (@jennierubyjane)

Esta é uma ótima alternativa para quem gosta de se aventurar na moda e não tem medo de novidades.

Mermaidcore

Seguindo as trends “core”, o mermaidcore segue a estética de sereias. Sem muita surpresa, o estilo tomou conta do lado fashion das redes sociais devido ao filme live-action A Pequena Sereia, que estreou em maio de 2023.

Foto: Instagram (@mermeliana)

Saias e vestidos que lembram o formato das caudas das sereias, paetês e aplicações que se parecem com escamas de peixe, bojos em formato de conchas e estampas com elementos marinhos são os principais itens do mermaidcore.

Foto: Instagram (@nazliayunus)

Em relação aos acessórios, as pérolas saem na frente. Já na maquiagem, o azul e o verde são as cores mais populares, sendo comum a aplicação de pedras e a criação de texturas diferentes. O cabelo com aparência molhada – feito com gel – é um penteado bastante utilizado.

Para manter o tema de fundo do mar, roupas do mermaidcore se encaixam muito bem em cenários praianos.

Renda

A renda é delicada, elegante e sexy. Em festas mais formais de Natal e Ano Novo, vale usar roupas mais trabalhadas e com renda um pouco mais fechada para dar um pouco de discrição ao look.

A cor fica a critério de cada um, mas é inegável que a renda preta tem um charme todo especial.

Foto: Reprodução/Pinterest

Quem vai passar o final de ano na praia pode optar por peças mais soltas, despojadas e com renda mais aberta. Nesse caso, a dica é usar itens tipo segunda pele por baixo ou até mesmo biquíni.

Foto: Costarellos

Como a renda já tem uma presença bem marcante, é melhor não exagerar nos acessórios. Brincos, colares e pulseiras podem ser combinados com a cor da roupa, por exemplo, para trazer mais harmonia ao look.

Prateado

Em 2023, as roupas prateadas fizeram a cabeça das pessoas graças à Renaissance World Tour, a turnê do aclamadíssimo álbum Renaissance, da Beyoncé, lançado em 2022.

Seguindo a estética do projeto e os looks que a própria cantora usou no palco, os fãs comparecem aos shows usando visuais prateados que são a cara dos gêneros pop, disco e house, assim como dos desfiles do ballroom.

Foto: Reprodução

Os shows não passaram pelo Brasil, mas muita gente aderiu ao estilo pelas noites brasileiras e festivais de músicas que aconteceram nos últimos tempos, como o novato The Town.

Pode não parecer, mas peças brilhantes e metalizadas são relativamente fáceis de usar porque, como são chamativas por si próprias, não é preciso quebrar a cabeça para criar combinações.

Foto: 12th Tribe

Caso o visual escolhido não seja um all silver, a recomendação é combinar o item prateado com outros mais básicos, como uma camisa branca e até um jeans de lavagem mais clara.

Foto: Instagram (@dualipa)

Looks prateados são a cara do Réveillon e especialmente indicados para quem planeja festejar sem muita cerimônia.

Quiet luxury

Em português, quiet luxury significa “luxo silencioso”. Indo na contramão do excesso e da ostentação, esse estilo se baseia na noção de que não é preciso usar roupas chamativas e grandiosas para transmitir sofisticação.

Foto: Instagram (@modedamour)

Peças do tipo são simples, beiram o minimalismo e muitas vezes não estampam os símbolos de suas marcas – mesmo que sejam assinadas pelas maiores casas de luxo do mundo –, mas afirmam o alto padrão pela qualidade dos materiais e da construção com alfaiataria requintada, cores sóbrias e acabamento impecável.

De acordo com a especialista de moda Sofia Martellini, tudo isso contribui para que essas roupas tenham uma vida útil consideravelmente mais longa. “São peças feitas para durar, para passar de geração para geração”, ela disse ao G1.

Por isso, é importante que os modelos sejam atemporais, ou seja, que tenham características que permitam o uso em qualquer época ou em meio a qualquer tendência sem que pareçam desatualizados.

Sarah Snook como Shiv Roy em “Succession”. Foto: Reprodução/HBO

O quiet luxury sempre existiu, mas teve um boom significativo ao longo de 2023. Grande parte dessa popularidade aconteceu por causa da premiada série Succession, da HBO. Na trama protagonizada pelos Roy, uma família de bilionários, todos os membros do clã usam roupas discretas, mas que são claramente finas e nem um pouco baratas.

Foto: Reprodução/Pinterest

Ao apostar no quiet luxury nas festas de final de ano, a moda feminina ganha uma nova camada de elegância em looks compostos principalmente por camisas, calças de alfaiataria e blusas – de preferência sem mangas, para enfrentar o calor.

No Réveillon, é claro que não tem como errar com as roupas brancas!

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/12/2023