ConexãoIn

Grupo das 20 maiores economias encerram encontro prometem discutir soluções para o clima na COP 26

Os responsáveis pelas maiores economias do mundo se reuniram nesse momento na Itália Glasgow e aproveitaram para sinalizar o que será a COP 26, que acontecerá em Glasgow, Reuno Unido, na terça-feira, 2 de novembro.

Os discursos dos representantes não estabeleceram datas precisas e necessárias para mitigar o impacto das mudanças climáticas.

Coube ao Primeiro Ministro Boris Johnson, anfitrião do encontro fazer o discurso de encerramento do encontro. Nele, expressou sua desilusão quanto aos avanços das ações para minorar a já anunciada mudança climática, ocasionada principalmente pela queima do petróleo e do carvão.

Os líderes do G20 concordaram que o financiamento do carvão deve ser encerrado com urgência e que o aquecimento global deve ser contido a 1,5 ºC.

O grupo representa economias que emitem 80% dos gases do efeito estufa. Dos 19 países, mais a União Europeia, 12 se comprometeram com a meta de neutralizar as emissões desses gases por volta de 2050, sem especificar uma data. Grandes poluidores, China, Rússia, Índia e Arábia Saudita, por exemplo, querem empurrar o prazo para 2060.

Johnson deve abrir a conferência COP 26, que ocorre durante duas semanas com um apelo dramático aos líderes de 120 países. Recorreu a frases de efeito para alertar sobre a urgência de medidas que evitem um desastre climático, traduzido por inundações, furacões, secas e incêndios florestais.

“A Humanidade atrasou o relógio com as mudanças climáticas”; falta um minuto para a meia-noite e precisamos agir agora”; “se Glasgow falhar, tudo falha e o Acordo de Paris terá desmoronado”, advertiu o premiê britânico, em discurso de abertura.

O tom catastrófico de última chance para salvar o mundo, contudo, é mais do que realista. A previsão atualizada da ONU é de que neste século a temperatura do planeta está a caminho de registrar o aumento médio de 2,7 ºC.

#Conexaoin 

#Conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/11/2021