ConexãoIn

Evento LGBTQIAPN+ acontece no Pelourinho, dia 23 de julho

Com intervenções de dança e apresentações musicais gratuitas, o evento Colorindo o Pelô, dedicado ao público LGBTQIAPN+, acontece na capital baiana no dia 23 de julho, às 19h, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, com uma grade de atrações formada por artistas da cena queer. 

O evento começa nas ruas do Centro Histórico com apresentação de dança e música mecânica do Coletivo Afrobapho, grupo formado por jovens negros LGBTQIAPN+ da periferia de Salvador, que conduzirá o público até o largo, onde terá o receptivo ao som da Dj Luna Montty, shows do rapper baiano DICERQUEIRA,  da cantora, compositora Aila Menezes e de Melly. Para Elivan Nascimento, integrante do Afrobapho, o evento tem importância cultural e política para a comunidade.

“Ter um coletivo de artes integradas formado por jovens negres de comunidades periféricas da cidade de Salvador, num evento que celebra a diversidade, inclusão e resistência da comunidade, traz a reafirmação do quanto precisamos estar agrupadxs e unidxs para que o COLORINDO O PELÔ não seja apenas um evento de artes, mas sim, uma celebração política, insurgente e epistêmica num lugar ancestral como o Pelourinho”, disse Elivan.

De acordo com Jeane Cordeiro, diretora da Mafuá Produções, o evento objetiva trazer representatividade e diversão ao público.  

“A Mafuá (Produções) sempre quis fazer um evento para o público LGBTQIAPN+, e depois de muita pesquisa chegamos a esse formato. O Colorindo o Pelô terá muita luz, colorido, painéis com frases afirmativas e de combate ao preconceito, criando um ambiente bonito, seguro e confortável para todxs”, disse.

O ativista e influenciador Genilson Coutinho fará a apresentação e interações, junto com a Drag Valerie O’rarah, no perfil oficial da produtora do evento, a Mafuá Produções. 

“Salvador é uma cidade muito carente de eventos gratuitos e que tragam essa temática. Levar um evento como este para o Pelourinho, que já tem uma movimentação e uma relação muito grande com a comunidade LGBTQIAPN+, difunde a nossa cultura.  Quando você leva um show da Aila Menezes ou do Afrobapho você tá fazendo uma fomentação de cultura e ao mesmo tempo visibilizando as lutas das pessoas que fazem arte nessa cidade e que precisam de espaços como esses”, disse o ativista.

O Colorindo o Pelô é uma realização da Mafuá Produções com apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa. A entrada gratuita será mediante a comprovação da carteira de vacinação contra COVID-19 com, ao menos, duas doses.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Colorindo o Pelô

ONDE: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, Salvador 

ATRAÇÕES: Dj Luna Montty, Afrobapho, DICERQUEIRA, Aila Menezes e Melly. 

QUANDO: 23 de julho

HORA: 19h  

ENTRADA: gratuita

 
 
POR: Rita Moraes
Publicado em 14/07/2022