ConexãoIn


Estudantes do Colégio Módulo promovem requalificação de imóveis em comunidade quilombola de Lauro de Freitas

Um grupo formado por 10 estudantes do Ensino Médio do Colégio Módulo promove, neste sábado (22), uma ação de pintura de uma casa localizada na comunidade do Quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A iniciativa integra as ações comemorativas pelos 30 anos do Colégio Módulo e marca a retomada desta iniciativa em parceria com o Projeto TETO, associação que atua no Brasil há quase duas décadas com foco em superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias do país.

Os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio vão realizar a pintura do imóvel no local assistidos por moradores e representantes do Quilombo Quingoma, voluntários, integrantes do Projeto TETO e também da comunidade escolar. Este ano marca a retomada da ação na comunidade após a suspensão provocada pelo período crítico da pandemia da Covid-19. No total, sete famílias serão beneficiadas com a requalificação dos imóveis, seja com a pintura ou com a reconstrução.

O Colégio Módulo acredita na ação solidária como forma de crescimento pessoal. E o voluntariado traduz esta ação na medida em que transforma cada um que se propõe a participar. Participar do Projeto TETO contribui para que alunos e alunas estejam cada vez mais conscientes da sua responsabilidade social, buscando a promoção humana e testemunhando a afetiva e efetiva ação solidária”, afirma a diretora de Unidade do Colégio Módulo, Ana Cristina Calfa.

Desde o ano de 2015 o Colégio Módulo atua na comunidade, no que eles consideram Quingoma de Dentro e, a partir de 2019 até os dias atuais, no Quingoma de Fora, principalmente pelas condições precárias de moradia e infraestrutura locais.

Sobre o Quilombo Quingoma

O Quilombo Quingoma é uma comunidade estabelecida no território do município de Lauro de Freitas desde 1569. O espaço é símbolo de luta e resistência, e o trabalho em conjunto favorece que a luta alcance outros lugares, permitindo, assim, novas conquistas. Quingoma é uma etnia africana vinda em menor número para Bahia. Eles trabalhavam nas fazendas e engenhos da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (hoje Lauro de Freitas) como escravos na produção de cana-de-açúcar nos séculos XVIII e XIX.

A comunidade tem indicadores socioambientais preocupantes, possuindo déficits consideráveis em saneamento básico, saúde, em infraestrutura urbana e equipamentos de educação e lazer.

30 anos do Colégio Módulo

O Colégio Módulo, uma das mais importantes e tradicionais instituições de ensino em Salvador, completou 30 anos de fundação no mês de setembro de 2022, consolidada como uma das três escolas com maior índice de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Salvador.

Módulo se reposiciona na Bahia como um Colégio de referência que auxilia os estudantes a conquistarem os sonhos profissionais e os prepara para os desafios da vida, priorizando a atenção individualizada ao aluno.

Com a inovação como forte pilar da formação, a instituição de ensino trabalha seu presente para construir o futuro. A forma de o aluno lidar com as diversas formas do conhecimento está em constante transformação, sem deixar de lado o livro didático, mas aliando os avanços tecnológicos à grade curricular.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 21/10/2022