ConexãoIn

Escritório Studio AG assina reforma de cobertura na Vila Nova Conceição, em São Paulo

A cobertura duplex, de 235m², localizada no arborizado bairro paulistano, Vila Nova Conceição, foi a escolha da artista plástica e influencer mineira, Sophia Mattar, que desembarcou em São Paulo há dois anos.

Com o desejo de morar em um imóvel com espaços abertos, minimalista, elegante, mas que acima de tudo fosse um verdadeiro refúgio de paz, contratou as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do escritório Studio AG, para comandar a reforma do projeto.

A generosa área externa de 60m², com estilo de quintal de casa, ficou ainda mais aconchegante após ser totalmente integrada aos ambientes sociais. Todas as paredes desse andar, com exceção das estruturais, foram derrubadas, integrando inclusive a outra varanda, que deu espaço a sala de jantar, o que proporcionou ambientes multiuso, relaxantes e despojados.

A cliente queria uma decoração flexível, que abrigasse diferentes composições, e que tivesse uma paleta suave de cores, já que seu dia-dia é bem agitado. Nesse caso as profissionais optaram por peças leves e adaptáveis, que dialogassem entre si. Tons suaves, texturas diversas das pinturas das paredes e tecidos de fibras naturais de mantas e almofadas, dão o estilo monocromático.

A área gourmet, recebeu pergolado de eucalipto, com uma pintura patinada que cobre a mesa com tampo de ladrilho hidráulico, assinada exclusivamente pelas arquitetas para este projeto. E compõe com as cadeiras ICZero1, de Guto Índio da Costa.

O terraço, ao lado, ganhou um sofá cheio de almofadas, rodeados por pufes, mesinhas de centro da Franccino, vasos de cerâmicas e plantas, tornando o ambiente um dos recantos mais inspiradores para a cliente, Sophia, que utiliza o local em suas inspirações artísticas e conexões diretas com a natureza. 

A sala de TV recebeu um revestimento de madeira da Mollo Furniture, que percorre o piso até a parede da TV, enquanto as demais superfícies receberam textura com base de limestone da Protécnica. O espaço também é palco de peças assinadas por grandes designers, como:

– A poltrona Altay, à frente, de Patricia Urquiola para a Coedition, e Waterweed, de Rush Pleonsuk (ao fundo) para a Sumphat Gallery, ambas da Firma Casa.

– Mesas de centro Mini Pick, de Claudia Moreira Salles para a Dpot.

– Estante Icon, de Jader Almeida.

– Luminária de piso Gomos, de Adriana Yazbek

– Banquinho redondo Cork, de Jasper Morrison para a Vitra

– E o aparador da TV, desenhado exclusivamente pelo escritório Studio AG, para o projeto.

Na sala de jantar, o pendente Zettel’z, de Ingo Maurer, da FAZ Iluminação é o grande destaque, que divide espaço com as três cadeiras Claudia, de Aristeu Pires. A mesa de madeira de demolição feita sob medida e o banco com encosto de madeira e palhinha também foram criações exclusivas do escritório.

Já o living, próximo a escada, recebeu o par de poltronas Infinito, de Lia Siqueira, da Etel. E a escada também recebeu atenção espacial, sendo incorporada ao painel para dar destaque contínuo. Os degraus de fora, parte inferior, foram feitos de pedra. 

O lavado foi um ponto tratado como surpresa e muito carinho. Como tudo no apartamento era em tons neutros, a ideia foi ousar um pouco, levar um papel de parede mais forte, com vida e uma temática mais botânica, mas ao mesmo tempo que fosse delicado. A bancada também foi desenhada pelas arquitetas e desenvolvida em concreto e metalic.

Para o dormitório, a ideia foi levar um pouco de ritmo ao teto com a colocação de vigas e luminárias entre elas. A composição dos detalhes construtivos, com a cama baixa, tapete felpudo e uma tora ao lado da cama, foi para criar uma atmosfera mais oriental, um rústico natural.

Escritório Studio AG – Arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa

www.studioag.arq.br

Insta: https://www.instagram.com/studioagarquitetura/

Rua Prof. Artur Ramos, 241 – Conj. 12 – Jardim Paulistano, São Paulo – 01454-011

POR: Rita Moraes
Publicado em 12/04/2022