ConexãoIn


Escritório Memola Estudio e o arquiteto Vitor Penha assinam a Revo Manufactory em Santos

Inaugurado no início de 2021, em Santos, A Revo Manufactory, centro gastronômico onde funciona cafeteria, empório, padaria e restaurante-pizzaria, ganhou um estilo rústico e delicado em um espaço cheio de estilo, que completa a experiência do local.

Projetado em um antigo prédio residencial de três andares, ganhou destaque no cenário, além de manter as características originais e a memória da cidade em um espaço amplo, arejado, iluminado e com muito verde. Para quem busca novos sabores e conceitos, o local é uma manufatura, que produz quase tudo que é servido. Com uma ambientação charmosa, de gastronomia variada, torna a experiência ainda mais aconchegante.

O escritório Memola Estúdio foi contatado pelos clientes através de trabalhos já desenvolvidos e pela filosofia empregada em seus projetos, que prima pela história a partir de texturas e sensações, além da reutilização de materiais, que valoriza sua beleza, diminui o impacto ambiental, e o reconecta em um novo ciclo.

Os clientes já haviam realizado várias pesquisas para o projeto e tinham uma linha de arquitetura trazida de viagens ao exterior. A sintonia de ideias com o escritório foi imediata, e resultou em um trabalho leve, de parceria, acompanhado de perto pelos proprietários. Uma paixão mútua pelo conceito utilizado.

O térreo, onde ficava o estacionamento do prédio, foi completamente remodelado, se transformando em um amplo espaço gastronômico. A padaria na parte da frente convida para um café especial, com grãos torrados e moídos na hora. O espaço que foi fechado com vidro, recebe muita iluminação natural, que oferece uma estética agradável e proporciona sensação de conforto. Uma jardineira foi colocada em toda extensão, proporcionando sensação de bem-estar. Os azulejos, louças e metais foram garimpados pelos clientes.

Seguindo para a parte de trás temos um grande galpão, onde fica a área do restaurante e pizzaria. Seu estilo industrial, contrapõe com toda a delicadeza de restauro do espaço da padaria. Desenvolvido em chapas de aço, vidro e peças garimpadas, remete a grandes galpões antigos, fabricas e manufatura de comida.

Nos outros dois andares foram feitos restauros e reforços estruturais. O primeiro andar contemplou mais intervenções, já que toda a parte pesada de cozinha, como equipamentos de produção e fornos ficaram neste andar. Uma janela generosa foi aberta com vista para o grande salão industrial do restaurante, que permite acompanhar de perto o movimento. Algumas paredes também foram demolidas para ampliar o espaço.

Já no terceiro andar ficam as salas de pesquisa de café, onde são feitos os garimpos dos grãos, a torra e moagem, em uma produção completamente artesanal. Algumas paredes também foram removidas, mas o objetivo principal desse andar foi manter a essência dos apartamentos antigos, que estavam em excelente estado de conservação. A escada interna do prédio e guarda corpo, em granilite, também foram mantidos, para garantir a história do imóvel.

Sobre Memola Estúdio

À Frente do escritório Memola Estúdio está a arquiteta Verônica Molina, colombiana, nascida em Medellin. Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Nacional da Colômbia, é pós-graduada em Master em arte, arquitetura e espaço efêmero, pela universidade Politécnica de Catalunya.

Há 12 anos no Brasil, atuou nesse mesmo período no escritório Estúdio Penha, inicialmente como coordenadora, tornando-se sócia em 2016. Participou da execução de 215 projetos e foi indicada em pelo menos 20 premiações, nacionais e internacionais. Agora, em carreira solo, Verônica dá vida ao escritório Memola Estúdio, que já nasce com uma equipe de 17 funcionários e 35 projetos em andamento.

Movida pela linha de pensamento filosófica, sua concepção pela arquitetura está no amadurecimento e experiências, onde as coisas se constroem na medida do tempo, e onde o conceito está 100% no amor e dedicação diária. O reconhecimento vem da união das forças, de um grupo de pessoas, que juntas fazem o melhor e por isso fazem bem feito. Arquitetura é para pessoas, é arte que precisa ter interação na escala humana, onde se instiga experiências e materialidade.

Site: www.memolaestudio.com

Instagram: @memola.estudio – https://www.instagram.com/memola.estudio/

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/09/2022