ConexãoIn


Entidades públicas e privadas podem adotar um espaço do Instituto de Cegos da Bahia e contribuir com ampliação da sua capacidade de atendimento

Com objetivo de captar recursos para a ampliação de sua capacidade de atendimento, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), localizado no bairro do Barbalho, em Salvador e que há quase 90 anos é referência no atendimento a pessoas com cegueira e baixa visão no estado, lança o projeto “Adote um Espaço”. A ação visa estimular a sociedade a abraçar essa corrente do bem que vai transformar a vida de milhares de pessoas.

Com cotas de apoio de diferentes valores, o ICB torna acessível a participação tanto de empresas quanto de pessoas físicas e até mesmo de grupos de amigos. O valor arrecadado será direcionado para a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além de 15 novas salas de aula, com requalificação da Biblioteca com acervo Braille, requalificação do Laboratório de Inclusão Digital, reforma do Centro Esportivo e reestruturação das estruturas hidráulica e elétrica, comprometidas devido à idade do prédio. Todo esse projeto totaliza um custo de R$10 milhões de reais.

“Mesmo com os milhares de atendimento que prestamos gratuitamente durante todo o ano, não conseguimos atender todos que precisam e muita gente acaba ficando de fora. A ampliação e requalificação dos nossos espaços é uma prioridade para conseguirmos diminuir a crescente fila de espera. Precisamos da ajuda de todos”, afirma a assessora de captação de recursos, marketing e comunicação do ICB, Consuelo Alban.

Podem adotar um espaço pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos, deixando suas marcas na história do instituto. É uma grande oportunidade para as empresas, em específico,  transformarem a vida de milhares de pessoas cegas e com baixa visão. Os interessados podem optar por escolher espaços como, por exemplo, salas de aula, brinquedoteca, laboratório, biblioteca e muitos outros. Os interessados podem entrar em contato com a equipe do ICB pelo whatsapp (71) 98817-3193, pelo email: captacao@institudodecegosdabahia.org.br, pelo telefone (71) 3016-8100 ou pela página do instituto no instagram, @institutodecegosdabahia.

O ICB é a única instituição da Bahia a oferecer de prevenção, diagnóstico da cegueira e baixa visão e habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual que, se não tiverem um diagnóstico precoce, ou não forem reabilitadas a tempo, podem perder a visão.  Atualmente são atendidas cerca de 56.000 mil pessoas por ano, realizando mais de 250.000 mil procedimentos por ano, mas mesmo assim não consegue suprir a demanda, onde a espera por atendimento pode chegar a até 03 meses.

POR: Rita Moraes
Publicado em 22/11/2022