ConexãoIn

Empreendedores multicarreiras são tendência do mercado contemporâneo

Em paralelo com o avanço tecnológico e transformações mercadológicas, tem surgido, cada vez mais, novas funções e alternativas ao plano de carreira tradicional, em que a pessoa desenvolve uma única área de estudo com um emprego fixo ao longo de toda a vida. Diante dessa nova realidade, muitas pessoas tem iniciado sua vida profissional apostando em profissões simultâneas, investindo no empreendedorismo e unindo suas múltiplas habilidades para construir negócios especializados, condições apontadas como as principais tendências no desenvolvimento de carreiras. O resultado disso está no estudo, desenvolvido pela página Monster.com, que indicou que 26% dos novos profissionais já pensam em mudar de carreira nos próximos cinco anos. 

A tendência multicarreira acompanha as próprias características do mercado de trabalho contemporâneo, que exige mais especializações e diferenciais dentro de modelos de negócios inovadores e flexíveis, como as startups. Por isso, está mais presente nas novas gerações, sobretudo naqueles que buscam autonomia financeira. Essa tendência é uma realidade na vida profissional de Mariane Oliveira Porto, que aos 29 anos, exerce três profissões: é cirurgiã dentista na Clínica Spazio Concept, produtora de conteúdo digital e CEO na JG Tecnologia e Informática, com foco na área de TI.

De acordo com Mariane, as fronteiras entre as carreiras estão ruindo e atuar em mais de uma área ao mesmo tempo vai ser comum daqui para frente. “Cada carreira que desenvolvo cumpre um objetivo que considero fundamental na minha vida, por isso decidi investir em diferentes áreas profissionais. O mundo está mudando e uma forma de acompanhar essas mudanças é se abrir às novas oportunidades, usando a criatividade e, claro, sempre buscando aprimorar e aproveitar nossas habilidades”, destaca.

Além disso, a profissional, que também iniciou sua especialização em ortodontia, explica que investir em múltiplas carreiras é uma forma de expandir suas experiências e acumular conhecimento. “Confesso que sempre fui apaixonada pela comunicação e pelo empreendedorismo. Acredito que uma boa forma de começar, para quem está disposto a conciliar muitas atividades ou buscar novas possibilidades, é fazer algo que esteja alinhado ao seu propósito. Isso é o que mais importa”, avalia.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/02/2022