ConexãoIn

Doença rara mata jovem atriz da Tv Globo

A jovem e bela atriz global Mabel Calzolari, 21 anos, não resistiu a uma doença rara e faleceu na última terça-feira, 21.  A atriz travava há meses uma árdua batalha contra a aracnoidite torácica – uma inflamação rara na coluna -, e teve a morte cerebral decretada depois de sofrer paradas cardíacas e respiratórias. Mabel deixa o filho Lucas, de 1 ano e 11 meses, do casamento com o também ator  João Fernandes.

Ela recebeu o diagnóstico em 2019, após ser submetida a uma punção na coluna espinhal chamada raquianestesia, um tipo de anestesia, durante o parto do filho. 

Mabel, que integrou o elenco da novela da Tv Globo, “Orgulho e Paixão”. Em 2018, passou quase todo o ano internada para tratamento da doença. Ela estava atualmente no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio. Em janeiro, muitos famosos fizeram campanha na internet para ajudá-la. Ao todo foram 19 cirurgias na coluna na tentativa de corrigir o problema.?

Doença Aracnoidite Torácica

É uma inflamação de uma membrana muito fina, que envolve todo o sistema nervoso central, chamada de aracnoide. A função dessa membrana é justamente isolar o sistema nervoso do sangue e de outras partes do corpo, para que ele se mantenha preservado o máximo possível.

A aracnoidite pode ser localizada no tórax, isto é, na coluna torácica, na coluna cervical (pescoço), na coluna lombar e no crânio, em volta do cérebro. Aonde tem sistema nervoso central ou medula, tem aracnoide. Esse segundo nome dado ao caso de Mabel (torácica) é só a localização da inflamação.

Quando a aracnoide é inflamada, torna-se um problema muito difícil de tratar, porque os remédios nesses locais não atuam tão bem.

Como a doença pode surgir?

A aracnoidite ocorre quando algum elemento estranho, um agente biológico, como uma bactéria e vírus, ou alguma substância tóxica entra dentro desse espaço da membrana aracnoide.

Trata-se de uma reação anormal do organismo a um elemento estranho que não deveria estar nesse espaço da membrana aracnoide, então ele vai produzindo cicatrizes e inflamações.

Como é feito o tratamento?

Os pacientes recebem medicamentos principalmente para aliviar a dor e controlar a inflamação. Já os que desenvolveram a doença, mas ela foi controlada e ele segue apenas com dor crônica, eles podem, além de medicação, fazer um tratamento que costuma ser efetivo, chamado de estimulação modular.

Colegas da atriz fizeram homenagens em suas redes sociais, destacando a perseverança de  Mabel no tempo em que sofreu com a doença. 

#conexaoin 

#Conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/06/2021