ConexãoIn

Curso de Fonoaudiologia realiza Teste da Linguinha gratuito para bebês

O Instituto de Saúde da Unijorge, localizado no campus Paralela, está realizando de forma gratuito o Teste da Linguinha, que é um exame padronizado que possibilita o diagnóstico da anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa.  Os testes serão realizados por alunos do curso de Fonoaudiologia da instituição com a supervisão de uma docente e serão aplicados em recém-nascidos a termo no primeiro mês de vida e em bebês de até 6 meses. O teste permite a indicação de tratamento precoce para evitar problemas na limitação dos movimentos da língua, que podem comprometer as funções de sucção, deglutição, mastigação e até mesmo a fala.

Segundo a professora de Fonoaudiologia da Unijorge, Gabriele Gonçalves, o bebê com anquiloglossia pode apresentar perda de peso, cansaço ao mamar, dificuldade para manter a pega no peito, pode ter um padrão mordedor que causa fissuras mamilares na genitora e pode apresentar engasgos, soluços, ruídos na deglutição, tosse, regurgitação e  estalos de língua durante sucção.

 O exame gratuito pode ser feito até o dia 28 de fevereiro e é necessário fazer agendamento prévio, por meio dos números de contato do Instituto de Saúde: 3206-8489 e 99611-6919 (WhatsApp só para mensagem).  Para a realização do exame os responsáveis devem levar uma documentação da criança. Após o diagnóstico, caso tenha necessidade, os pacientes serão encaminhados para locais que realizam o procedimento cirúrgico e será solicitado o retorno para terapia fonoaudiológica, realizada no próprio Instituto de Saúde. “Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para o bebê, para evitar o aumento da probabilidade do desmame precoce. Sem contar os prejuízos relacionados a outras funções como mastigação, respiração e fala”, explica a professora.

O horário de funcionamento do Instituto de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h e, aos sábados, das 8h às 12h. No atendimento são respeitados todos os protocolos de segurança sanitária. 
#Conexaoin 

#Conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 25/01/2022