ConexãoIn

CORDÃO DO BOITATÁ LANÇA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

 

Cortejo de rua do Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro

 

Com o tema Legado, Movimento e Transformação, o Cordão do Boitatá lança a campanha de financiamento coletivo para custear o Carnaval e o movimento que segue depois da folia. Além disso, o grupo segue com seus ensaios abertos, nas segundas-feiras de janeiro, na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa. Todas as atividades do bloco, que chega a seu 28º ano, são realizadas de forma totalmente autônoma e os recursos arrecadados são destinados à produção do Cortejo e do Baile Multicultural do Boitatá, na Praça XV.

 

“A força do carnaval é um legado em movimento, a memória viva do princípio dinâmico e inventivo da tradição. O povo na rua e de rua são este legado em permanente transformação. Este é o compromisso do Cordão do Boitatá, nossa reverência e respeito aos que vieram antes de nós, que seguem entre nós e que virão depois de nós. Acreditamos que a colaboração financeira do público é o nosso elo de confiança. É o nosso gesto político de reivindicar autogestão, responsabilidade e liberdade”, justifica Kiko Horta, músico e diretor musical do bloco. As doações podem ser feitas pelo PIX pixboitata@gmail.com ou por depósito na conta: Banco C6 Nº 336 | Ag 0001 | Cc 13542638-3 | Cordão do Boitatá – CNPJ 11289077/0001-40

 

Organizado por músicos, o Cordão do Boitatá tem um vasto repertório da maioria dos gêneros da nossa rica diversidade cultural. São arranjos originais de Moacir Santos, Villa Lobos, Pixinguinha e outros feitos especialmente para a orquestra, num constante processo de criação. Cada gênero é interpretado com suas características específicas, trazendo, por exemplo, os diferentes toques das escolas de samba e os sotaques próprios de cada estilo.

 

A Orquestra de Palco tem 15 músicos de referência do cenário carioca, que fazem vibrar o Festival Multicultural da Praça XV, no domingo de Carnaval, por mais de sete horas seguidas. Reconhecido como um epicentro musical no Centro do Rio, dele já participaram mais de 100 artistas e grupos nacionais e internacionais – nomes como Martinho da Vila, Marisa Monte, Teresa Cristina, João Donato e Yamandu Costa; blocos como Orunmilá e Amigos da Onça; além dos internacionais Nneka e Keziah Jones.

 

O Cortejo da Orquestra de Rua é realizado de forma acústica, no domingo que antecede a folia. Composta por 100 integrantes, a orquestra promove o encontro de adolescentes do grupo “Mulecada que Agita”, do Morro da Serrinha e do Morro dos Macacos, com músicos amadores e profissionais, que atuam também em orquestras sinfônicas, bandas, blocos, universidades e escolas de samba.

 

Já são 28 anos de Cordão do Boitatá serpenteando pelas encruzilhadas do centro do Rio de Janeiro com o cortejo de sua Orquestra de Rua; e 18 anos de ocupação da Praça XV com o Baile Multicultural do Cordão do Boitatá, que leva alegria para mais de 70 mil pessoas. Dois domingos de Carnaval, quando é possível reunir sua grande família para reafirmar a crença no afeto, na festa como luta política, na rua como espaço de construção colaborativa, na música como patrimônio e memória de um povo. Em 2022, o Cordão do Boitatá recebeu da Câmara dos Vereadores a medalha Pedro Ernesto, e foi reconhecido pela ALERJ como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

 

SERVIÇOS

 

FINANCIAMENTO COLETIVO

PIX pixboitata@gmail.com

Depósito na Conta:

Banco C6 Nº 336 | Ag 0001 | Cc 13542638-3 | Cordão do Boitatá – CNPJ 11289077/0001-40

 

ENSAIOS PRÉ-CARNAVALESCOS DO CORDÃO DO BOITATÁ

Datas: 15, 22 e 29 de janeiro de 2024 (segundas)

Horário: a partir das 19h

Local: Sede do Cordão da Bola Preta

End.: Rua da Relação, 3

Ingressos antecipados (vendas em breve pela Sympla): R$25

Ingressos no dia: R$30

Classificação etária: 16 anos

 

CORTEJO DA ORQUESTRA DE RUA

Data: domingo, 4 de fevereiro de 2024

Local: Centro do Rio

 

BAILE MULTICULTURAL DO BOITATÁ

Data: domingo, 11 de fevereiro de 2024

Local: Praça XV

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/01/2024