ConexãoIn

Clarindo Silva faz 80 anos e celebra com lançamento de livros e umas coisinhas a mais…

No próximo dia 16 de março, quarta-feira da semana que vem, Clarindo Silva completa 80 anos. Claro que vai ter celebração! Uma festa surpresa (risos) está sendo arquitetada por amigos e familiares. Mas as celebrações começam mesmo um dia antes, quando Clarindo lança seu livro ”Memórias da Cantina da Lua” (sexta edição). Na verdade ele lança dois livros este mês. Mas a tarde/noite de autógrafos de ”Memórias da Cantina da Lua” acontece no dia 15 de março, a partir das 17h, na Livraria Sebo das Galáxias, que fica no Espaço Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. 

”Memórias da Cantina da Lua”. reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana na Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas.

Além de relembrar momentos que a Cantina da Lua testemunhou, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor, que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao cais do porto do antigo Mercado Modelo, para, décadas depois, vir a se tornar um dos grandes ícones do Centro Histórico da Cidade da Bahia.

A publicação, que recebeu versões digital e impressa, é fruto de um parceria entre o Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia! ESBA, tendo sido contemplada pelo Prêmio da Fundação Pedro Calmon, através do Programa Aldir Blanc Bahia, contando com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, que viabilizou recursos emergenciais para o setor cultural de todo o país.

Passado o dia da festa surpresa…

Com seus 80 anos já bem comemorados na Cantina da Lua, Clarindo Silva parte para celebrar mais uma vez com o lançamento do sucesso editorial “Conversa de Buzú”, no dia 29 de março, das 18h às 21h, na Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra. “Conversa de Buzú” é um livro que reúne conversas e situações registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador. São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” – como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana. A linguagem popular do povo baiano, que se desloca entre bairros, diariamente, junto a “motôs”, “cobras” e ambulantes, se evidencia no título: a conversa só poderia ser mesmo de “buzú”.

Nosso Clarindo Silva

Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.

Mestre Calá – como também é conhecido por seus pares  – possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.

É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

 

Lançamento da 6ª edição do livro “Memórias da Cantina da Lua”

Quando: 15 de março de 2022 (terça-feira), às 17h

Onde: @sebogalaxias

Ficha técnica:

Coordenação editorial: Clarindo Silva

Edição e revisão de texto: André Carvalho e Maria Pinheiro

Projeto gráfico: Everton Marco (Dingo)

Foto: Sergio Pedreira

Produção executiva: Maria Pinheiro

Realização: Projeto Cultural Cantina da Lua e É Samba da Bahia! (ÉSBA!)

Lançamento do livro “Conversa de Buzu”

Quando: 29 de março de 2022 (terça-feira), das 18h às 21h

Onde: Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra.

É possível comprar também o livro em https://www.conversadebuzu.com/

#ClarindoSilva

#CantinadaLua

#Pelourinho

#Centrohistoricodesalvador

#Salvador

#Bahia

#FundacaoPedroCalmon

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/03/2022