ConexãoIn


Cia. BuZum! encena os espetáculos ‘Perigo Invisível’ e ‘O Grande Perigo’ em Salvador e Lauro de Freitas

A alegria, a magia e o encanto da cia. de teatro de bonecos BuZum! farão a diversão da criançada de Salvador e Lauro de Freitas com as apresentações dos espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo” nos dias 5, 6, 7, 8, 9 e 10 de outubro. Na estrada há exatos 12 anos, o BuZum! percorre o país promovendo a arte e a cultura junto a crianças que, muitas vezes, nunca tinham tido assistido a uma peça teatral, sendo fortemente impactadas tanto pelo lúdico, quanto pelo conteúdo educativo intrínseco em cada tema que permeia os espetáculos.

“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Perigo Invisível’ falamos da importância de cuidarmos da nossa higiene pessoal, em especial depois de tudo o que viemos com a pandemia. Já em “O Grande Perigo” abordamos o quanto precisamos estar mais atentos à preservação dos nossos mares e oceanos e o quanto a poluição é prejudicial à fauna marina”, detalha Mari Gutierrez, diretora do BuZum!.

As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, na região da CCR Metrô Bahia, responsável pela concessão pública do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Reinvenção

Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios, quadras pátios das escolas.

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários. 

Sobre o espetáculo Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.

Ficha Técnica “Perigo Invisível”

Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez

Texto: Cláudia Naum

Direção: Lívia Simardi

Elenco: Lívia Simardi e Rafael Francisco

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de Produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Aldo Andreetta

Técnicos de som e luz: Régis da Silva

Design gráfico: Sato do Brasil

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vania Rodrigues

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

Sobre o espetáculo “O Grande Perigo”

O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvá-la e as duas nadam para longe daquele grande perigo.

Ficha Técnica “O Grande Perigo”      

Concepção e texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Adriana Telg

Direção: Adriana Telg

Elenco: Carolina Portella, Dani Lima, Diezon Cabral (Dinho Weller), Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.

Trilha sonora: César Maluf

Criação de cenário: Beto Andreetta

Criação e confecção de bonecos: Rosa Rodrigues (Ilimitada Desing) e Dino Soto

Direção de produção: Mari Gutierrez

Coordenação de produção: Aldo Andreetta

Produção executiva: Paloma Alves

Assistente de produção: Fernanda Rocha

Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e Renato Queiroz

Técnicos de som e luz: Régis da Silva, Cristiano Valério e Henrique Ramos. luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva e Raul Lacerda.

Motorista: Regis Silva e Luiz Carlos

Design gráfico: Sato do Brasil

Direção administrativa: Jackson Íris

Assistente financeiro: Vania Rodrigues

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Realização: BuZum!

 

SERVIÇO 

BuZum! 2022 em Salvador e Lauro de Freitas 

Faixa etária: 03 a 11 anos.

Duração dos espetáculos: 20 minutos.

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 05 e 06 de outubro (quarta e quinta-feira)

Local: Escola Municipal de Bom Juá

Endereço: Rua do Bom Juá, 617, Bom Juá – Salvador – BA

Horários das apresentações:

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

 

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 07 de outubro (sexta-feira)

Local: Escola Municipal Santa Rita

Endereço: Conjunto Parque Santa Rita, setor 01, s/n, Itinga, Lauro de Freitas – BA.

Horários das apresentações:

MANHÃ: 9h 10h20 11h – 3 sessões

TARDE: 13h 13h40 14h20 15h30 – 4 sessões

 

Espetáculo Perigo Invisível

Data: 08 e 09 de outubro (sábado e domingo)

Local: Parque Ecológico de Lauro de Freitas – Lauro de Freitas

Endereço: acesso pela praça da Av. Praia de Itapuã, s/n, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA

Horários das apresentações:

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Local: Centro Educacional Municipal Fênix

Endereço: Rua São José, s/nº, centro, Lauro de Freitas – BA.

Horários das apresentações:

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h – 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 – 3 sessões

Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é a transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre o BuZum

Em setembro de 2022, a cia de teatro BuZum! completa 12 anos de experiências e tem motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande doSul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez,na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.A cia. é dirigida por Beto Andreetta,Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores,motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/09/2022