ConexãoIn

Chef baiano ministra aula show no Festival Sabores da Terra de Indaiatiba, São Paulo

Há seis anos, o Sabores da Terra Festival Gastronômico Itinerante iniciava um movimento em prol de pequenos produtores artesanais, da “culinária raiz” e de artistas locais, justamente em Indaiatuba/SP. Por isso, a sexta edição do evento acolhida no município reafirma o #OrgulhoDeSerCaipira e os propósitos da marca. Desta vez, o evento é realizado em quatro tempos: um em 28 restaurantes parceiros, até 3 de julho, nas salas de aula do Grupo UniEduK, em seguida a céu aberto, no Parque Ecológico, nos dois primeiros finais de semana de julho; e por fim, com o tradicional Tacho Solidário oferecido para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A realização é da Elo Produções, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

A novidade que une a notícia aos baianos, é a participação pra lá de especial do Chef Júnior França, de Itacaré, que foi curador da 8ª edição do Festival Sabores de Itacaré, em 2018. Natural de Jequié/BA, foi em Itacaré/BA que construiu e consolidou sua carreira de mais de vinte anos na cozinha. Especialista em comida contemporânea e regional, o chef, que comanda uma hamburgueria, além de prestar consultorias e curadorias no ramo da gastronomia, desembarca em São Paulo para ministrar aula no dia 2 de julho, onde apresentará uma Tilápia com molho aveludado de mel de cacau guarnecido de Pappardelle na manteiga com insumos da Fazenda Santa Ana, do litoral sul da Bahia. 

O orgulho de ser caipira vai muito além da comunicação visual revigorada, distribuída pela festa e compartilhada nas redes sociais. “Na edição Campinas, inauguramos nosso portal e pensamos em algumas frases originais que denotam um jeito de ser, de pertencer. As pessoas adoraram nosso “caipirês” e isso também nos deu a dimensão do quão importante é o Sabores da Terra para as pessoas dos lugares pelos quais passamos”, avalia a idealizadora Renata Tannuri Meneghetti, da Elo Produções. 

Para esta edição Indaiatuba, dez produtores locais de alimentos, já conhecidos do “Ponto Verde” – Feira de Agricultura Familiar do Município de Indaiatuba, estão confirmados: Vanessa e Fernando (produtos à base de pimenta); Eliane Bonfim e Aparecida Glória (peças artesanais de cozinha e utilitários); Ana Brolo (defumados artesanais, cachaças saborizadas e mais); Célia e Jéssica (artes em chifre, macramê  e outras peças artesanais); Ednilson  Tomazetto (vinhos artesanais, pimentas e pães); André Antal (produtos veganos como hambúrgueres e sanduíches); Gabriela Artesanato (produtos artesanais para relaxamento e massagem); Sidnei Integral Natural (produtos integrais como pães e bolos); Agnaldo Puce (produtor de queijos, cachaças, mel e embutidos); Alexandra – Produtos de Milho. Os detalhes sobre a programação você confere a seguir (serviço).

Dez cidades paulistas já tiveram ao menos uma edição do evento: Indaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Holambra, Águas de Lindóia, Vinhedo, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Campinas. Para se ter uma ideia do evento, pode-se dizer que mais de 1 mil produtores de alimentos puderam compartilhar muitos sabores e saberes com o público até aqui. Só na 18ª edição, em Campinas, o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) recebeu 51 expositores, sendo 16 pequenos produtores e artesãos, seis bandas e uma orquestra de viola, nos três dias de festival naquela cidade, foram vendidas 23.800 porções às cerca de 38 mil pessoas que passaram pelo local (cálculo feito a partir do ticket médio de consumo). E, para que tudo isso funcionasse na terra de Carlos Gomes, cerca de 600 pessoas trabalharam (direta ou indiretamente) no evento – 57 delas na equipe de produção. É um desafio. 

 

Todas as informações sobre os menus e restaurantes participantes estão disponíveis no site https://festivalsaboresdaterra.com.br/  e no Instagram da marca https://www.instagram.com/saboresdaterrafgi 

 

Nos dois primeiros finais de semana de julho (aos sábados e domingos à tarde), a Cozinha Show do Parque Ecológico acolhe docentes e convidados da UniEduk para aulas de culinária. Serão 23 aulas com vagas limitadas (20 pessoas por aula) e preenchidas por ordem de chegada. Dentre os destaques, as variações baianas para peixe e cacau do chef Júnior França (de Itacaré-BA).

 

O encerramento do Sabores da Terra será realizado durante a quarta edição do Festival de Inverno de Indaiatuba, que acontecerá em dois finais de semana: de 1º a 3 e de 8 a 10 de julho, no Parque Ecológico com 30 expositores. Às sextas-feiras, o evento será realizado das 18h às 22h e, aos sábados e domingos, das 12h às 22h. Destaque às apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Indaiatuba, no domingo (3/7) e às rodas de conversa com o violeiro Robson Furioso, maestro da Orquestra de Viola Caipira de Valinhos, no início das duas tardes dos domingos do evento (3 e 10/7). Vale se programar, ainda, para o “Momento de Fé”, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e para shows de Jonas e Diego, Camila & Cabriel, Roberto Tempesta & Banda, Letícia Nicoliello e Soul Boogie Orchestra (grande final). Ao todo são mais de 30 apresentações. Confira a programação completa no site do Sabores da Terra ou https://www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/ .

Programação 

𝗣𝗥𝗜𝗠𝗘𝗜𝗥𝗔 𝗦𝗘𝗠𝗔𝗡𝗔 (gastronomia)

𝗦Á𝗕𝗔𝗗𝗢 𝟮/𝟳 

13h15 – Chef Sérgio Rischiotto – Canjica de Quentão e Doce de Leite

14h – Chef Jr. França – Itacaré BA – Cozinha de Origem – Tilápia com molho aveludado de mel de cacau guarnecido de Pappardelle na manteiga

14h45 – Patrícia Moraes – Angú de Milho Verde com Ragu de Cogumelos

15h30 – Chef Felipe Santos – Impasto Italiano – Talharim com Ragu à Bolognesa

16h15 – Chef Ana Carolina Godoy – Brownie Funcional – Sem açúcar e saudável

17h – Thiago Silva – Hambúrguer Artesanal

 

𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢 𝟯/𝟳 

13h15 – Chef Jr. França – Itacaré BA – Dadinho de Tapioca com geleia de goiabada e pimenta – Fazenda Santa Ana

14h – Vinícius Tonelo – Focaccia de Chorizo e Finocchio (linguiça artesanal com erva doce)

14h45 – José Sidni – Èclair de Pastel de Belém

15h30 – Tibério Gil e Vinícius Tomazetto – Cachaças e Destilados – Cachaçaria Porto Brasil

16h15 – Abílio Pires – Torta de Morango Silvestre

17h – Produtor Lab Jatna – Hamburguer Vegano

 

𝗦𝗘𝗚𝗨𝗡𝗗𝗔 𝗦𝗘𝗠𝗔𝗡𝗔

𝗦Á𝗕𝗔𝗗𝗢 𝟵/𝟳 

13h15 – Pâmela Ribeiro – Brownie de Frutas Vermelhas

14h – Chef Douglas Ferreira – Cozinha Oriental – Nigirizushi

14h45 – Chef Lucas Simão – Linguiça Artesanal Descomplicada – charcutaria e conceitos

15h30 – Pasta Di Ana – O incrível universo das massas e molhos italianos

16h15 – Bete Lima – Confeitaria

17h – Victor Bolgheroni – Batata Rosti

 

𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢 𝟭𝟬/𝟳

13h15 – Chef Arê Ramos – Cozinha Brasileira​

14h – Nádia Bernadelli – Ervas e Especiarias do Mundo​

14h45 – Barista Giovana Noronha Ribeiro – Dicas sobre extração perfeita do café

15h30 – Helga Takeno – Marketing Digital para Gastronomia​

16h15 – Produtora Vanessa Hayashi – Geleias Artesanais

 

Serviço:

19ª edição do Sabores da Terra Festival Gastronômico Itinerante – Ano 6

O quê: Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Festa de encerramento no Parque Ecológico: 1 a 3 / 8 a 10 de julho

Onde? Parque Ecológico – Estacionamento ao lado da Concha Acústica – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 205 – Chácara Areal – Indaiatuba – SP, 13331-005

ENTRADA GRATUITA – Sugerimos a 𝗗𝗢𝗔ÇÃ𝗢 𝗩𝗢𝗟𝗨𝗡𝗧Á𝗥𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝗔𝗟𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 (não perecíveis) e 𝗔𝗚𝗔𝗦𝗔𝗟𝗛𝗢𝗦 para as ações da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Quando? Sexta (1) e (8) – das 18h às 22h      /      Sáb (2) e (9) E Dom (3) e (10) – das 12h às 22h

Informações e menus: www.festivalsaboresdaterra.com.br 

Realização: Elo Produções & Eventos

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba

Patrocínio: General Clean, Castelo e Torcetex

Apoio: Bierinbox/ Coca-Cola/ Grupo UniEduk / Royal Palm Tower / Prato Fino

Apoio de Mídia – Mais Expressão, MMídia e Prosa com Tempero

Hotel Oficial: Royal Palm Tower

Cerveja Oficial: Bierinbox

SOBRE O CHEF JUNIOR FRANÇA

O chef Junior França, 41, é natural de Jequié/BA, mas foi em Itacaré/BA onde construiu e consolidou sua carreira de mais de vinte anos na cozinha. Especialista em comida contemporânea e regional, o chef comanda uma hamburgueria, além de prestar consultorias e curadorias no ramo da gastronomia.

Incentivador da agricultura familiar, o chef Junior França assumiu, em 2018, a curadoria da oitava edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, após uma longa trajetória de participações e contribuições na realização do festival.

Saiba mais: https://instagram.com/chefjuniorfranca?utm_medium=copy_link 

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/06/2022