ConexãoIn

Após 6 anos desde o seu último lançamento, Sofia Freire abre caminhos para novo álbum com o single “MINHA IMAGINAÇÃO’’

Foto_Luara Olívia .jpg

A cantora, compositora e produtora musical Sofia Freire está perto de divulgar o seu novo disco. “Minha Imaginação”, já disponível em todas as plataformas digitais, é o single que abre os caminhos desse próximo trabalho da pernambucana.

Inspirada por escritoras como Hilda Hilst e Virginia Woolf, Sofia Freire explora um tema até então não abordado em suas músicas: o divertido universo dos desejos que sentimos. “Eu olhei para minha obra e refleti que eu não falava sobre isso. Não porque não me atravessava, mas porque achava que não cabia pra mim, que sempre trouxe para minhas músicas questões mais existencialistas. Então me perguntei “se eu falasse sobre isso, como eu falaria? Qual seria a minha perspectiva sobre o assunto?””.

Partindo dessa inquietação, a faixa reflete sobre o querer, platônico e totalmente intencional. “Esse som é sobre o prazer de fantasiar, livre de julgamentos, de vergonhas, o que é super válido. Não é confundir realidade e fantasia. É deixar essa energia criativa-sexual fluir”.

Na sonoridade, a riqueza cultural do Recife ganha protagonismo, mesclando elementos do brega com sintetizadores e camadas de voz, características distintivas na estética da Sofia Freire. O resultado é inusitado, dançante e leve. “‘Acho que também é surpreendente no sentido de que as pessoas não esperam um brega vindo de mim”, comenta.

Homero Basílio assina a mixagem e a co-produção musical. Na masterização, toques de Buguinha Dub – reconhecido por trabalhos com Baiana System, Ponto de Equilíbrio e Nação Zumbi.

O videoclipe que acompanha o lançamento foi totalmente produzido por Sofia Freira, em sua própria casa, utilizando uma combinação de técnicas digitais e analógicas. Entre sobreposições, que criam texturas já incorporadas à identidade visual do disco, uma abordagem psicodélica ganha espaço, entregando em  vídeo  um retrato visual da imaginação, abstrações e sinapses.

Ao longo dos últimos seis anos, desde a estreia do seu último álbum, “Romã”, Sofia Freire passou por uma significativa evolução artística. Nesse período, se envolveu em diversas experiências colaborativas, explorando ritmos diversos e aprofundando, ainda, seus estudos em diferentes formas de expressão. Esse mosaico de influências contribui para que suas composições explorem novos campos estéticos.

Acesse AQUI as fotos, mp3 e letra 🙂

SOBRE SOFIA FREIRE

Sofia Freire é cantora, compositora, tecladista e produtora musical de Recife – PE. Possui dois álbuns lançados: Garimpo (2015 – Joinha Records) e Romã (2017 – Joinha Records/Natura Musical), assinando a produção musical em ambos. Com sua sonoridade pop eletrônica e influências que vão de Björk a Tetê Espíndola, Sofia passou pelos palcos dos principais festivais e casas de música do circuito musical independente, como Coquetel Molotov (PE), SeRasgum (PA), foi artista convidada no show REFAVELA 40, de Gilberto Gil, na passagem da sua turnê pelos festivais Bananada (GO), Maloca Dragão (CE) e seu encerramento no lendário Circo Voador (RJ). Desde 2018 atua como artista e diretora musical do espetáculo feminista A Dita Curva, que reúne em palco 10 artistas pernambucanas. Em 2022 encerrou o ciclo do seu álbum Romã e integrou a banda da cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão em sua turnê ACESA e na banda do projeto DRACENA, composto por Alessandra Leão, Isaar e Karina Buhr.

FICHA TÉCNICA

Música e letra por Sofia Freire
Gravado e produzido por Sofia Freire no estúdio Eu Mesma Produções em Recife – PE
Mixado e produzido por Homero Basílio no estúdio Joinha Records em Recife – PE
Masterização por Buguinha Dub
Design por Rod Souza Leão
Videoclipe: Gravação, edição, pós-produção e direção por Sofia Freire

 

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/12/2023