ConexãoIn

Anvisa tira cinco marcas de alimentação infantil do mercado

As marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da Abott Nutrition, nutrição infantil foram retiradas do mercado pela ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária. 

O alerta foi feito após a agência reguladora dos Estados Unidos, o FDA, começar a investigar a morte de um bebê e a internação de outros quatro depois de consumir esses produtos.

De acordo com comunicado do órgão, três desses bebês apresentaram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii, que tem alta taxa de fatalidade entre recém-nascidos.

O FDA disse ter encontrado várias amostras de Cronobacter nas instalações da Abott na cidade de Sturgis, no estado norte-americano do Michigan.

A empresa, no entanto, informou que não detectou essas bactérias no produto e que o recolhimento é “preventivo”.

Nenhuma dessas marcas têm registro ativo no Brasil. A Anvisa recomendou aos consumidores que evitem comprar fórmulas infantis importadas pela internet, pela dificuldade em conhecer a origem e a regularidade do produto.

Resposta da Abott

Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.

Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/03/2022