ConexãoIn


Vaticano abre visita a corpo imaculado do adolescente Carlo Acutis que será beatificado

São esperados 3 mil peregrinos a cidade de Umbria, após a abertura pelo Vaticano da visitação do corpo sepultado do jovem italiano e Venerável pela Igreja Católia, Carlo Acutis, morto aos 15 anos em 2006. Desde a quinta-feira, 1 de outubro, a Basílica Superior de São Francisco de Assis, na Itália, expõe o copo de Carlo, que será beatificado.

Até o dia 17, a diocese organizou uma rica programação sobre a figura de Carlo Acutis, marcada por orações, celebrações litúrgicas e momentos de animação cultural.

Segundo Dom Sorrentino, “não é algo de todos os dias, que um jovem de 15 anos suba às honras dos altares, como sinal de uma vida verdadeiramente santa, cristã, enraizada no Evangelho e guiada nas pegadas de São Francisco de Assis”.

Os pais de Carlo participaram da celebração. Sua mãe, Antonia Salzano, muito comovida, disse esperar que, “pela exposição do corpo de Carlos, os fiéis possam elevar com mais fervor e fé as orações a Deus, que por meio de Carlo, nos convida a ter mais fé, esperança e amor por Ele e por nossos irmãos, assim como o próprio Carlo fez em sua vida terrena”. “Este rapaz – explica o bispo – foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós uma provocação”, afirma.

“No dia da beatificação – explicou Dom Sorrentino – levaremos uma relíquia para o local da celebração, mas o seu corpo ficará sempre aqui até 17 de outubro”.

Vários telões foram instalados em várias praças da cidade. Do centro histórico a Santa Maria degli Angeli há uma conexão ao vivo com as imagens do interior da Basílica superior.

“Evidentemente – diz o bispo – não existe outra possibilidade de mostrar o andamento da celebração, permitindo assim às pessoas dela participarem, mesmo à distância”.

O acesso às praças será feito somente mediante inscrição, por meio do sistema de reservas digitais lançado nos últimos meses. Uma organização escrupulosa, em sintonia com as autoridades civis, que vê a diocese empenhada junto com toda a família franciscana.

O mesmo acontecerá na recepção dos jornalistas, com um envolvimento específico da Sala de Imprensa do Sagrado Convento.

Uma segunda estrutura para os jornalistas foi instalada nas dependências da diocese. Uma vídeo-reportagem realizada pela Officina della Comunicazione e Telepace em colaboração com a VatiVision, está disponível na plataforma digital, além da distribuição de conteúdos audiovisuais de inspiração cristã, inclusive alguns dedicados à biografia de Carlo.

A vida de Carlo Acutis

Carlo nasceu no, enquanto seus pais moraram lá. Desde muito pequeno se mostrou interessado em visitar igrejas e orar, segundo testemunho de sua mãe,  Antonia Salzano. “A religiosidade do Carlo se baseava sobretudo na Eucaristia, que ele chamava de ‘minha rodovia para o céu’, e era o centro de sua vida.

Ficou muito conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte por leucemia. Era  alegria e muito hábil  com o computador. A sua profunda devoção à Eucaristia era tamanha, que se tornou um tema central de sua vida.

Beatificação

Os pedidos para sua beatificação começaram não muito tempo depois de sua morte e ganhou impulso significativo em 2013 depois que a causa começou e ele se tornou intitulado como um “Servo de Deus”- o primeiro estágio no caminho para a santidade.  O Papa Francisco o declarou “Venerável” em 5 de julho de 2018.

Em 21 de fevereiro de 2020, o Papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus e entre eles figurava o jovem italiano Carlo Acutis. 

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/10/2020