ConexãoIn


Variante Delta avança no mundo e China reage com medidas duras

Depois de ser o responsável pela propagação do Coronavírus no mundo e consegui controlar o vírus, a China anda as voltas com o surto da variante Delta, que já foi registrada em 16 províncias e municípios.

Há meses a China vinha conseguindo manter a pandemia sob controle, após fechar suas fronteiras e agir rapidamente para conter eventuais novos surtos. De maio de 2020 a julho de 2021, o país registrou apenas três mortes por covid.  A título de comparação, a atual média de mortes diárias no Brasil é de 1.344.

Era um vôo costumeiro, mas o CA9010 da Air China trazia um passageiro a mais, ao chegar dia 10, na cidade de Najing. Entre eles, uma  oriunda de Moscou estava infectado com a variante Delta da Covid-19. Depois que esse passageiro deixou o avião, funcionários do aeroporto de Nanjing Lukou se aproximaram para recolher o lixo na aeronave.

Esses funcionários sem saber saíram da aeronave trazendo o vírus para o mundo exterior e desencadeando o que agora se tornou o maior surto na China desde Wuhan, no fim de 2019. Foram os primeiros a apresentarem e testarem positivo para a variante da Covi-19.

Segundo a agência Xinhua News, os funcionários encarregados da limpeza não seguiram corretamente os protocolos de higiene para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2. O conselho disciplinar do Partido Comunista Chinês culpou a gerência do aeroporto, afirmando que o local tinha “problemas de falta de supervisão e falta de profissionalismo da administração.

O auge da temporada de viagens de verão só acentua os índices de contaminação, em um país com a maior população do mundo. Quase 200 pessoas já testaram positivo para a variante Delta.

Medidas rígidas de Pequim

Todos os voos oriundos da cidade já estão suspensos até o dia 11 de agosto, de acordo com a imprensa estatal. As Autoridades de saúde deram início a testagem em massa na região após críticas de falha na vigilância contra a covid-19. Conforme a agência governamental de notícias Xinhua News, todos os 9,3 milhões de moradores da cidade serão testados. Publicações nas redes sociais mostram longas filas nos locais de testagem, e autoridades têm reforçado a importância de que as pessoas usem máscaras, mantenham distanciamento umas das outras e evitem conversar enquanto esperam enquanto esperam. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/08/2021