ConexãoIn

Unhas de gel provoca câncer de pele em Miss dos Estados Unidos

Karolina Jasko, participa de concursos de misses nos Estados Unidos e está sempre preocupada com a beleza de suas unhas. Por conta disso, desenvolveu câncer de pele, provocado segundo os médicos, de tanto usar unhas de gel. A Miss Illinois EUA 2018 teve que remover uma de suas unhas para se livrar do tumor. 

O diagnóstico veio quando a Miss reparou que logo abaixo de sua unha do dedão na mão direita havia uma linha preta, que ia da ponta à cutícula. Ela foi a um dermatologista ver o que era e foi informada de que era um  câncer de pele desenvolvido de tanto ela usar unhas de gel .

Essa técnica específica de manicure exige que as unhas sejam expostas a luz ultravioleta, cuja radiação é extremamente prejudicial à saúde – até por isso é essencial usar protetor solar ao tomar sol, por exemplo. Normalmente, esse tipo de reação não acontece só por fazer as unhas vez ou outra, mas como Karolina, devido a sua rotina de concursos, precisava sempre estar com as mãos feitas, ela acabava ficando muito mais em contato com a luz e a radiação.

“E o pior foi que eu demorei para perceber que havia algo errado, porque sempre estava com as minhas mãos feitas. Foi só quando se formou nitidamente uma linha preta sob a minha unha que estranhei e fui ao médico”, disse a miss ao “The Sun”.

Fazendo as unhas com frequência ou não, diferentes associações de combate ao câncer estão recomendado às mulheres que usem protetor solar nas mãos e luvas “sem dedos” durante o tratamento de beleza com gel para minimizar os efeitos dos raios.

Como sobrevivente de melanoma nas unhas, agora Karolina, além de continuar sua carreira como miss, contribui como embaixadora da Melanoma Research Foundation para conscientizar outras pessoas sobre câncer de pele e os perigos de algo aparentemente tão corriqueiro e simples quanto unhas de gel .

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/06/2018