ConexãoIn


Turismo de vacina e sustentável motivaram as viagens de brasileiros em 2021

2021 foi um ano marcado pelo retorno gradual de viagens turísticas ao redor do mundo, especialmente com a chegada da vacina contra a Covid-19, dia 8 de dezembro de 2021, com a campanha de vacinação iniciada no Reino Unido. Passado um ano de pandemia, quando os países fecharam as fronteiras para combater a disseminação do vírus, os turistas passaram a procurar por opções seguras e baratas para realizar a próxima viagem. 

O turista brasileiro buscou opções que evitassem aglomerações e que fosse econômicas e sustentáveis. Com a campanha de imunização, iniciada em São Paulo dia 17 de janeiro pelo governador João Dória, 260 mil mortes foram evitadas. Entretanto o Brasil terá que conviver com a triste marca de 618.655 mortes (dados de 27 de dezembro de 2022), muitas delas poderiam ter sido evitadas se o Presidente Jair Bolsonaro tivesse iniciado a campanha de vacinação em dezembro de 2020, como planejava o Instituto Butantã.  

Com a campanha de imunização, o setor turístico viu as viagens crescerem, mas com algumas mudanças comparadas aos anos anteriores.  

Dados do Airbn

No segundo trimestre de 2021, o Airbnb já teve mais reservas no Brasil do que no mesmo período de 2019, antes da pandemia. “As pessoas querem se reconectar com amigos e parentes e uma viagem é a melhor forma de fazer isso”, diz Leonardo Tristão diretor-geral do Airbnb na América do Sul, que conversou com Nossa sobre a retomada do turismo, a redescoberta do Brasil e os novos hábitos de viagem que vieram pra ficar”.

Turismo Sustentável

Uma das principais buscas realizadas pelos viajantes foi o turismo sustentável, modalidade que procura preservar e valorizar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos de cada região. Desse modo, o segmento turístico tem a proposta de provocar impactos positivos ao meio ambiente, com práticas sustentáveis que vão desde o transporte escolhido até a acomodação.

Segundo a plataforma de viagens Booking.com, 78% dos viajantes brasileiros afirmam que querem realizar viagens mais sustentáveis no futuro. No Brasil, algumas cidades se destacam em relação ao turismo sustentável. Entre elas, Bonito, no Mato Grosso do Sul, Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, em Minas Gerais.

Ônibus foram os mais usados

Devido à alta dos preços de passagens aéreas, os viajantes encontraram uma alternativa nos transportes rodoviários. De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma ClickBus, em 2021 houve um aumento de 21% nas compras de passagens em relação a 2019. Outro fator que favorece as  viagens de ônibus é o preço elevado do combustível, já que muitos viajantes não encontram vantagem em viajar com veículo próprio.

Busca por Resorts

Para evitar aglomerações e ainda assim não perderem nenhuma experiência de viagem, muitos turistas buscaram por hotéis “all inclusive”, que oferecem uma estadia completa. Essas hospedagens contam com opções de entretenimento e lazer, com uma programação extensa de atrações para a família inteira. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/12/2021