ConexãoIn


Telegram ignora acordo para reverter bloqueio e não inibe fake news

O Telegram conseguiu reverter em 20 de março, um ordem de bloqueio no Brasil, por se comprometer em aplicar medidas para evitar a propagação de fake news. Entre as promessas assumidas pela empresa estava o monitoramento dos cem canais mais populares no país. Uma análise feita pelo GLOBO, contudo, mostra que, mais de um mês depois, parte dessas contas que estão entre as mais acessadas no país continua a abrigar postagens com desinformações relacionadas às eleições, à vacina contra a Covid-19 e ao uso de máscara.

A plataforma também assinou um documento com o TSE, Tribunal Superior Eleitorial, para evitar a propagação de fake news no aplicativo.

Mas, até agora, acordo não foi concretizado, e a plataforma não apresentou à Corte o que de fato será feito. Enquanto isso, a disputa eleitoral tem servido de combustível para impulsionar a disseminação de fake news na plataforma. 

De acordo com investigadores que atuam em operações de combate a propagação de fake news, o bloqueio do Telegram no Brasil já é considerado algo “inevitável”. De acordo com a Folha, o aplicativo não está somente sobre a mira do TSE, mas da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Histórico

O principal motivo que pode desencadear o bloqueio do mensageiro no país é justamente a falta de cooperação com as autoridades locais. Isso acaba inviabilizando a investigação de crimes, aplicação de multas e até mesmo a aceitação de recomendações do judiciário.

Os investigadores também ressaltam que não se trata do governo brasileiro pedir acesso ao conteúdo das conversas, mas apenas estabelecer contato e entender como funcionam as ferramentas  de moderação da plataforma. Diversos canais de fake news estão se estabelecendo no Telegram antes das eleições de outubro. Por isso, o bloqueio pode ser considerado uma ação preventiva da justiça eleitoral.

Até o momento, o Telegram tem se mantido em silêncio e sequer recebe as intimações da justiça brasileira. O mesmo aconteceu com outros países que acabaram optanto pelo bloqueio passageiro. Atualmente, até mesmo a Alemanha cogita impedir acesso ao aplicativo.

Contando com um histórico de bloqueio em diversos locais, o Telegram traz uma ferramenta de proxy que possibilita o uso do app em países em que foi banido. Ela está disponível nas configurações.

POR: Rita Moraes
Publicado em 09/05/2022