ConexãoIn


Saiba porque o programa de sucesso Chaves saiu do ar no mundo inteiro

Após a Televisa afirmar que continuaria transmitindo a série mexicana “Chaves” sem pagar nada a família de Roberto Bolãnos, morto em 2014, a exibição de um dos programas de maior sucesso no mundo, deixou de ser transmitido em toda a América Latina, a partir de 1 de agosto, pegando fãs de surpresa. 

A afirmação foi feita por Edgar Vivas, intérprete do personagem Sr Barriga do programa de sucesso na Tv, Chaves, em entrevista a uma rádio mexicana no domingo, 2. Segundo ele, Roberto Bolaños (morto em em 2014) , criador e intérprete de Chaves, estipulou que suas séries pertenceriam à empresa de televisão Televisa até julho de 2020. Após esta data, os direitos passariam a ser exclusivamente do comediante e de seus herdeiros. Mas a Televisa só aceitou continuar exibindo Chaves de graça. “Roberto Gómez Bolaños tinha apalavrado um contrato de usufruto dos personagens e de sua criação literária até 30 de julho deste ano, quase seis anos depois de sua morte. E não renovaram os direitos, a Televisa não quis pagar”, afirmou Vivar.

“Embora estejamos tristes pela decisão, minha família e eu esperamos que Chespirito esteja em breve nas telas do mundo. Continuaremos insistindo e estou seguro de que conseguiremos”, escreveu em sua conta do Twitter Roberto Gómez Ferán, filho do ator. Graciela Gómez, filha de Bolaños, também se manifestou para reclamar da falta de consideração da maior emissora de TV hispânica com o legado de seu pai. “É uma pena que quem mais se beneficiou dos programas de ‘Chaves’ afirme hoje que não valem mais nada”.

O fato entrou para os assuntos mais comentados no Twitter, com várias mensagens de lástima dos espectadores de países de língua espanhola, os quais ressaltaram os valores manifestados pelo programa, como a amizade, solidariedade e a honestidade.

Sucesso 

O sucesso de “Chaves” representou milhares de dólares para a Televisa e após a morte de Chespirito, a revista Forbes estimou que “Chaves” reportou à Televisa cerca de US$ 1,7 bilhão até 2014. Em seu comunicado sobre o “cancelamento” das reprises, a Televisa mencionou apenas um “problema pendente” não divulgado. Após a morte de Bolaños, a revista Forbes estimou que “Chaves” tinha rendido cerca de US$ 1,7 bilhão para a Televisiva até 2014.

Sobre o programa

El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e O Xavier em Portugal), ou simplesmente El Chavo, foi criado, roteirizado, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolãnos, conhecido como Chespirito. Produzido pela Rede mexicana Televisa é exibido no país pelo Canal 2.  Criado em 1971, chegou ao Brasil na década de 80 e segundo informações não oficiais, Silvio Santos, ganhaou a concessão de tv e precisava preencher a programação. Chaves veio junto com um pacote de novelas da Televisa. Várias hipóteses são levantadas, inclusive que diretores do SBT rejeitavam o programa, pela presença de adultos fazendo papéis de crianças, mas Silvio Santos teria batido o pé. Fato é que Chaves estreia em 1984 e desde então é um dos mais assistidos do SBT. O elenco principal é composto por Roberto BolañosMaría Antonieta de las NievesRamón ValdésFlorinda MezaCarlos VillagránEdgar VivarRubén AguirreAngelines FernándezHoracio Gómez e Raúl Padilla. a série tem sido transmitida continuamente em vários países desde então.

Em 2011, tinha-se conhecimento de vinte países que ainda o transmitiam como parte de sua programação regular.[4] Em 2006, foi estreada a sua versão em desenho animado, um programa baseado nesta série, cujo criador e produção são os mesmos. Nesta versão, Chiquinha não faz nenhuma aparição já que sua intérprete María Antonieta de las Nieves enfrentou Bolaños por direitos autorais. Entre alguns produtos derivados do programa, incluem o livro El diario del Chavo del Ocho, o musical El Chavo animado – Show en vivo (estreado em 2010), um videogame para Wii lançado em 2012, assim como aplicativos para Facebook e dispositivos móveis da Apple. A cultura popular de El Chavo del Ocho continua com o status de ser um dos melhores programas de entretenimento, um dos mais reconhecidos e continua sendo uma das séries com mais sucesso na televisão latino-americana.

Biografia de Roberto Bolaños

O ator era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, em 1956, com Graciela Fernández Pierre. Bolaños morreu aos 85 anos em casa em Cancún, no México. O velório oficial do ator vai acontecer no domingo, 30, a partir das 10h, hora local, na Cidade do México. Em 1970, se divorcia da primeira esposa e oficializa a união com Meza, atriz que deu vida à personagem dona Florinda da Turma do Chaves.

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/08/2020