ConexãoIn


Tristeza para o cinema americano: morre, aos 43 anos, Chadwick Boseman, o pantera negra

Um dia de tristeza para o cinema dos Estados Unidos, ontem, 28. O ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman, morreu de câncer aos 43 anos. A notícia foi confirmada pelo representante do ator. De acordo com o publicitário Nicki Fioravante, Boseman morreu em sua casa em Los Angeles, cercado por sua família. Boseman deixa esposa Simone Ledward e um dos pais.

Um anúncio de sua família postado em suas contas no Facebook e Twitter dizia que o ator morreu após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon. “Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou em tudo e trouxe para vocês muitos dos filmes que vocês tanto amam”, disse o comunicado. “De Marshall a Da 5 Bloods, Black Bottom de Ma Rainey de August Wilson e vários outros – ele filmou todos durante e entre inúmeras cirurgias e quimioterapia”.

Logo depois a notícia da morte do ator, muitas personalidades e fãs expressaram o choque com a notícia e prestaram condolências. “De coração partido. Meu amigo e colega Bison Chadwick Boseman foi brilhante, gentil, culto e humilde. Ele se foi muito cedo, mas sua vida fez a diferença”, escreveu Kamala Harris, candidata a vice-presidente democrata dos Estados Unidos.  Harris e Boseman são graduados pela Howard University em Washington, DC.

O candidato presidencial Joe Biden, também expressou suas condolências. “Do Pantera Negra a Jackie Robinson, ele inspirou gerações e mostrou que eles podem ser o que quiserem – até mesmo super-heróis”, escreveu o candidato democrata dos EUA à presidência, Joe Biden, no Twitter.

“Tantas pessoas estavam ansiosas para vê-lo repetir o papel na sequência”, disse o jornalista de entretenimento KJ Matthews, acrescentando que a reação em Hollywood foi de “choque” e “tristeza”.

História de papéis inovadores no cinema

Boseman primeiro chamou a atenção de Hollywood retratando figuras históricas. Por exemplo, Jackie Robinson, o primeiro afro-americano a jogar na Liga Principal de Beisebol, no filme “42” e o músico James Brown em “Get on Up”.

Para o grande público, ele é mais conhecido por seu papel como Rei T’Challa no filme da Marvel, “Pantera Negra”. O filme, baseado em um personagem dos quadrinhos da Marvel, foi o primeiro blockbuster de super-heróis a apresentar um elenco predominantemente afro-americano . De acordo com sua família,  esse papel “foi a honra de sua vida”. O filme ganhou três Oscars em 2018, e a Marvel Studios anunciou uma sequência para 2022.

Chadwick Boseman trabalhava como ator desde 2003, fazendo episódios de séries como “Third Watch”,  “Law & Order” e  “CSI: NY”. Seu primeiro grande papel veio em 2013, no filme “42”, cinebiografia do jogador de beisebol Jackie Robinson, o primeiro afro-americano a jogar a liga profissional.

Em 2014, interpretou o cantor James Brown no filme “Get on Up”. Ganhou ainda mais projeção ao interpretar o super-herói Pantera Negra nos filmes do universo Marvel. Seu personagem foi introduzido em “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e teve filme próprio em 2018. Também esteve presente nos longas “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e “Vingadores: Ultimato”

Doença 

O ator de Pantera Negra nunca havia falado publicamente sobre sua batalha contra o câncer e manteve o segredo entre a família. De acordo com o comunicado em suas contas de mídia social, ele foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio 3 em 2016, com a doença finalmente avançando para o estágio 4.

Biografia

Chadwick Boseman atuou nas séries televisivas Third Watch, Law & Order, CSI: NY, ER e Lincoln Heights.
Em longas-metragens, seu primeiro papel foi no filme The Express.
No filme 42, ele fez o seu primeiro personagem principal, em que ele retratou a estrela do beisebol Jackie Robinson.
Em 2014, foi a vez dele interpretar o ícone da música James Brown no filme Get on Up.
E em 2016, ele fez Tot, uma divindade da mitologia egípcia, em Deuses do Egito.
O seu mais recentes trabalho em filmes foi como Norman Earl “Stormin’ Norman” Holloway, em Da 5 Bloods, lançado este ano. A produção é dirigida pelo Spike Lee e conta da história de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã que retornam ao país em busca dos restos mortais do seu comandante. 

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/08/2020