ConexãoIn

Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, lamenta morte ex-prefeito Dadá

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal (distante 287 km de Salvador) Edvaldo Cardoso Calazans, mais conhecido como Dadá, faleceu em Salvador, na manhã desta quinta-feira, 11, na capital baiana. O político baiano fez carreira por influência do seu pai, Edval Calasans, popular Divá, que foi prefeito de Ribeira do Pombal de 1976 a 1980 e o primeiro da história de Banzaê (Bahia).

Dadá foi eleito vereador em 1988 e prefeito por duas vezes, em 1996 e 2000 e foi a grande liderança política do município na década de 90. Uma das muitas qualidade era o trato com as pessoas simples da cidade, além das obras Foi ainda candidato a deputado estadual em 2006 e prefeito em outras duas ocasiões, 1992 e 2008.

O velório aconteceu na residência da família, localizada na rua Salustiano Barreto Mendonça, ao lado do Colégio Sílvia Brito e, na sequência foi levado à Câmara Municipal, antes de seguir ao sepultamento no Cemitério Senhor da Ascensão (Cemitério Novo). Familiares, amigos e muitos populares foram dar o último adeus ao ex-prefeito.

A família informou que autorizou a doação das córneas do ex-prefeito.

Sobre Ribeira do Pombal

O município de Ribeira do Pombal tem uma população de 52.956 habitantes (dados do IBGE de 2018) e o seu nome foi originado da criação da freguesia, com o nome Pombal, em 1754, por ser pároco o padre João Campos de Cerqueira Pombal, parente do Marquês de Pombal, na época Primeiro Ministro de Portugal. O município está localizado na mesorregião do Nordeste Baiano, Território Nordeste II, parte da região do semi-árido, e se estende pela Bacia do rio Itapicuru, Os municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga e Ribeira do Amparo 

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/07/2019