ConexãoIn

Queremos! Festival traz 13 atrações nacionais e internacionais, e acontece diana Marina da Glória, Rio de Janeiro

São 13 as atrações no line-up do QUEREMOS! Festival 2022, que  acontece no dia 28 de maio, sábado, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em uma ação inédita do Amazon Music no Brasil, todos os shows serão transmitidos on-line. O evento terá ainda o COMEMOS!, com inúmeras experiências gastronômicas – incluindo a Junta Local. Em sua terceira edição, o encontro musical traz de volta aos palcos brasileiros o premiado saxofonista americano Kamasi Washington, que fez uma turnê antológica pelo país em 2019. Os ingressos estão à venda pelo bit.ly/Queremos2022.

 

Junto com Kamasi Washington, completam o time artístico ÀTTØØXXÁ, Baco Exu do Blues, BK’, Céu, Drik Barbosa, Emicida, FBC, Gilberto Gil, Luedji Luna, Majur, Marina Sena e Tuyo. Intercaladas em dois palcos (o rosa e o verde), que serão instalados em uma grande área na Marina da Glória, as apresentações começam às 13h30.

O Amazon Music vai fazer a transmissão de todos os shows por seu aplicativo próprio e pela Twitch. Dois apresentadores – Didi Effe e Nina Oliveira – estarão a postos em um estúdio montado na Marina da Glória. É a primeira vez que o serviço de streaming de música transmite um festival brasileiro presencial. 

Com inúmeras experiências gastronômicas, o line-up do COMEMOS! inclui jovens chefs e restaurantes locais e tem opções veganas e vegetarianas, nos mais de 15 stands confirmados: Acarajé da Ciça, Bel Trufas, Brooklyn Chicken, Cajuína, Ceviche RJ, Dos Perros, Du Sal, Espírito de Porco, Falafel Falafel, Fuzz Cafés, Gira Gira, Junta Local, Nuu, Po’Boys, Tudo Bao, Vero e Wursteria. Dessa forma, quem for ao festival vai poder escolher consumir, por exemplo, acarajé, carne de jaca desfiada, ceviches, cogumelo refogado, falafel, hambúrguer, pizza de pão de queijo, sanduíches diversos e outros pratos. Os valores variam de R$5 (trufa) a R$55 (Combo 3 Baos).

Há uma preocupação fundamental do QUEREMOS! com a gestão dos dejetos e o impacto ambiental do festival. Entre as ações sustentáveis programadas estão o encaminhamento do lixo orgânico para compostagem e a transformação do material residual dos banheiros químicos em adubo, a ser utilizado em uma plantação no estado do Rio. Os tradicionais pôsteres com o line-up do festival, distribuídos ao final do evento, foram impressos em risografia, em uma impressora ecologicamente correta e que utiliza tinta à base de soja.

Os patrocinadores e parceiros do festival também estão engajados em iniciativas ligadas à sustentabilidade e à inclusão social. A Amázzoni Gin, por exemplo, vai utilizar uma máquina capaz de reciclar 100% do vidro do evento (consumido no bar proprietário da marca e nos demais bares). O Cultura Inglesa Festival, por sua vez, busca democratizar o acesso a shows e, junto com o QUEREMOS!, vai distribuir, gratuitamente, 500 ingressos do festival, através de organizações dedicadas à inclusão e combate às desigualdades – como Redes da Maré, Batekoo e Afrofunk.

A Reserva lançou uma coleção exclusiva, de tiragem limitada, com inúmeros produtos – entre eles camisetas, ecobags, chaveiros e souvenires, disponíveis no site da marca e na loja de Ipanema. Para o dia do evento, a marca preparou também um estande especial, repleto de experiências e interações com o público, como um orelhão que vai tocar ao longo do festival, presenteando quem atender. Quem também marca presença no QUEREMOS! é a Mike’s, líder de mercado na categoria de drinks prontos nos Estados Unidos e no Canadá, que vai oferecer diferentes experiências ao público, incluindo copos sustentáveis da linha eco. Feita com vodka e suco de limão de verdade, é a opção para quem quer uma alternativa deliciosa para as bebidas tradicionais.

Em sua terceira edição, o festival é, novamente, uma parceria entre QUEREMOS! e Heineken. Amázzoni Gin, Cultura Inglesa Festival, Mike’s e Reserva também se juntam ao time de patrocinadores. A parceria se completa com o Amazon Music, que vai fazer a transmissão do festival,  e com a Mood FM, rádio oficial do evento.

Saiba mais sobre os horários previstos e as atrações do QUEREMOS! Festival 2022

PALCO ROSA

13h30 | Tuyo

Sons e sentimentos para lidar com a complexidade humana 

Desde o EP de estreia, “Pra Doer” (2017), passando pelo primeiro disco, “Pra Curar” (2018),  a banda cria combinações de sentimentos e de sons guiadas pelas complexidades humanas. Já passaram por festivais como South by Southwest (EUA), Rec-Beat (Pernambuco), Bananada (Goiás), CoMA (Brasília), Dosol (Rio Grande do Norte), Radioca (Bahia) e Se Rasgum (Pará). Em 2021, o trio lançou o álbum “Chegamos Sozinhos em Casa”. 

PALCO VERDE 

14h35 | Drik Barbosa

Gigante do rap (e da versatilidade musical) 

Um dos nomes mais respeitados no rap nacional nos últimos anos, Drik Barbosa mostra sua versatilidade no pop, no R&B, no funk e no pagode. Produzida pelo LAB  Fantasma, de Emicida, a cantora lançou seu álbum de estreia em 2019, que contou  com parcerias de Gloria Groove, Karol Conka, Emicida, Luedji Luna e Rael. Em 2020,  teve a turnê na Europa cancelada por causa da pandemia, mas pôs as mãos na massa. Ela se dedica à produção do projeto multiplataforma NÓS e o mais recente capítulo dessa história é a canção “Calma, Respira”, em parceria com Péricles.

PALCO ROSA

15h30 | Luedji Luna

Leveza da voz, força das letras e a África como norte 

A cantora e compositora baiana é um dos maiores destaques da música brasileira. Tem  dois discos e um EP lançados e contemplados em premiações como Prêmio Afro 2017,  Prêmio Bravo 2018 e WME Awards 2020. Tem na bagagem, também, uma nomeação ao  Grammy Latino 2021, pelo segundo álbum, “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água”. Mantém, nesse trabalho, suas assinaturas: a coesão entre as canções ligadas a um tema  central, a leveza da voz aliada à força das letras e a África como norte. Se em “Um Corpo no Mundo”, seu primeiro disco, de 2017, ela estava presente na diáspora, no mais recente a cantora viaja literalmente ao continente para a sua gravação. Mais precisamente ao Quênia, onde ela pôde contar com a participação de músicos nacionais, do Burundi e de Madagascar. 

PALCO VERDE

16h35 | Majur

Uma celebração do amor e do iorubá 

Um dos maiores nomes da nova MPB, Majur apresenta o show de “Ojunifé”, seu  primeiro disco de estúdio, lançado em maio de 2021. Com um título que, em iorubá, significa “olhos do amor”, Majur celebra sua individualidade e conta com participações especiais de Liniker e de Luedji Luna. A artista cantou com Caetano Veloso no programa “Música Boa”, do Multishow, se apresentou nos trios de Daniela Mercury, no carnaval de Salvador, e participou do show “AmarElo”, de Emicida. Majur também foi uma das atrações do badalado Baile da Vogue de 2019 e, no mesmo ano, se tornou a  primeira brasileira a ter uma foto sua postada nas redes sociais da grife italiana Gucci.

PALCO ROSA

17h30 | Céu

Cantora estelar sobe ao palco do QUEREMOS! Festival 

A cantora e compositora brasileira é considerada uma das mais influentes artistas da  música brasileira na atualidade. Com seu quinto e mais recente álbum, “APKÁ!”,  venceu o Grammy Latino e levou o prêmio de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. O disco anterior, “Tropix”, já havia lhe garantido dois troféus na mesma premiação. 

PALCO VERDE

18h35 | Marina Sena

Cantora mineira que deu rosto para o YouTube em Nova York 

A cantora mineira, que estampou anúncios do YouTube nas ruas de Nova York e de São Paulo, apresenta o show de seu álbum de estreia, “De Primeira” (2021). O disco, que mistura música pop com sonoridades brasileiras, canta sobre temas como desejo, romance e paixão. Marina revela talento como compositora e como cantora – é dona de um  timbre autêntico, impactante e sedutor, sobretudo na faixa que dá nome ao álbum.

PALCO ROSA

19h40 | Kamasi Washington

Embaixador do jazz

Em sua última passagem pelo Brasil, em março de 2019, o saxofonista americano Kamasi Washington trouxe o show de seu então último disco, “Heaven and Earth”. Com produção do Queremos!, o embaixador do jazz fez apresentações inesquecíveis no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, que foram ovacionadas pelo público e bastante celebradas pela imprensa e pela crítica. Em 2021, Kamasi lançou uma versão cover de “My Friend of Misery”, do Metallica. A gravação faz parte da coletânea “The Blacklist”, que reúne mais de 50 covers e inspirações livres, interpretados por grandes artistas, em homenagem aos 30 anos do “The Black Album”, da banda americana de thrash metal. 

PALCO VERDE

21h15 | Gilberto Gil

Às vésperas de celebrar 80 anos de idade 

O cantor baiano estará a menos de um mês de completar 80 anos quando subir ao  palco do Queremos! Festival 2022. Superpremiado em escala mundial, tanto na  indústria da música quanto na sociedade civil, Gil mostrará canções que marcaram os 50 anos de carreira e seus mais de 30 discos. Recentemente, ele fez turnê pela Europa apresentando o show “Gil in Concert”, com os filhos Bem Gil e José Gil e com o neto João Gil. 

PALCO ROSA

22h50 | Emicida

Show “AmarElo” vai levantar o público na Marina da Glória 

Músico premiado, principal referência dessa geração no rap e dono da empresa multissetorial Laboratório Fantasma, Emicida traz o show “AmarElo” ao Queremos! Festival 2022. O álbum de mesmo nome venceu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa. O show de estreia, histórico, no Theatro Municipal de São Paulo, foi gravado e compõe o documentário  “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, disponível na Netflix.

PALCO VERDE

00h25 | Baco Exu do Blues: reflexões sobre os afetos de um homem preto 

O cantor e compositor baiano, vencedor de prêmios nacionais e internacionais com os  discos “Esú” e “Bluesman”, lançou, recentemente, seu terceiro álbum de estúdio. “Quantas  Vezes Você já foi Amado?” aborda a forma de receber e dar afeto a um homem preto, e é  um mergulho mais fundo na cultura dos orixás e na religiosidade africana. Nesse trabalho,  Baco trouxe parcerias com Gal Costa, Gloria Groove e Muse Maya. 

PALCO ROSA 

01h40 | BK’

Rapper carioca mostra “o outro lado do rolé” 

Em seu EP mais recente, “Cidade do Pecado”, BK’ aborda, em cinco faixas, como as  metrópoles são soberanas aos indivíduos. O rapper carioca, em suas palavras, “quis mostrar um outro lado do rolé, a forma que ele afeta nosso psicológico, sem glamourizar a  violência, a putaria ou a ostentação”. O trabalho sucede o álbum de 2020 “O Líder do  Movimento”. 

PALCO VERDE

02h45 | FBC & VHOOR

Das batalhas de rima de BH para o topo das paradas 

Criado nas batalhas de rima de Belo Horizonte, FBC fundou a célebre DV Tribo junto com  Djonga, Clara Lima, Coyote Beatz, Hot e Oreia. Dividiu os palcos com Djonga durante as  turnês dos discos “Heresia” e “O Menino Que Queria Ser Deus”, de 2017 a 2019. O primeiro  álbum de estúdio do rapper, “S.C.A.”, foi eleito um dos cinco melhores álbuns brasileiros de  2018 em votação popular. “PADRIM”, de 2019, alcançou o Disco de Ouro em 2021. Mais  recentemente, com o beatmaker Vhoor, lançou “Baile”, um retrato da década de 90, quando os raps e melôs evidenciavam o cotidiano dos moradores dos subúrbios, com ritmo inspirado no miami bass. 

 

PALCO ROSA

03h50 | ÀTTØØXXÁ

Um pouco da Bahia na Marina da Glória 

Pagodão baiano com uma pitada bem generosa de eletrônico. Em 2021, lançaram os singles “Pra te Machucar”, com Ludmilla e Major Lazer, e “Traseira Cometa”, com Leo  Santana. No mesmo ano, fizeram participação em “Me Gusta”, de Anitta, e lançaram os  singles “A Noite Inteira”, com Alice Caymmi, e “Aquele Swing”, com Nêssa. Todos os  singles já lançados, como “Faz a Egypsia”, “Pode Invadir”, “Tô Te Querendo”, “Vai  Ferver” e “Mete Dança”, estouraram nas plataformas de streaming e nas pistas. 

 

SERVIÇO
QUEREMOS! Festival 2022 

Data: 28/05/2022 (sábado)
Local: Marina da Glória (Rio de Janeiro)
Horário: abertura às 13h

Ingressos a partir de R$ 240*
* Meia solidária com entrega de 1kg de alimento não-perecível
Gratuidade para menores de até 10 anos de idade
Vendas online: https://bit.ly/Queremos2022  

POR: Rita Moraes
Publicado em 25/05/2022