ConexãoIn


Proteste destaca as melhores câmeras de smartphones

Muitos consumidores têm avaliado a resolução e os recursos das câmeras dos smartphones para influenciar a compra ou troca de aparelho.

A novidade que se populariza no mercado é a câmera dupla, que possibilita novos recursos para fazer fotos, entre elas, o desfoque do fundo da foto e o fim dos retratos tremidos no escuro. Tais recursos chegam cada vez mais a dispositivos de diferentes preços, porém, os top de linha, consequentemente mais caros, continuam evoluindo e produzindo fotos de melhores qualidades. Alguns oferecem, inclusive, gravações em vídeo com qualidade Full HD ou até mesmo 4K.

A Proteste, Associação de Consumidores, avaliou por meio de diversos testes, 17 câmeras de smartphones para destacar sua qualidade. Segundo a entidade, à parte da diferença de valores, os celulares estão bem alinhados nos mais variados critérios. A maioria pode contar com uma câmera de 12MP de resolução, e outros poucos, como Moto Z, Moto G5 e LG G6, oferecem 13MP.

Os que se sobressaem nesse critério são os modelos Galaxy A5 (2017) e Galaxy A7 (2017), disponibilizando 16MP, e o Sony Xperia XA1 Ultra, oferecendo 23 MP. Mas, diferente do que muitos pensam, trata-se do tamanho das fotos e não a qualidade das câmeras.

Essa novidade também chegou para as câmeras frontais, em que a disparidade de resolução é mais gritante, indo desde 5 MP até modelos mais parrudos que chegam a 16 MP que é o caso dos modelos do Galaxy A5 (2017), Galaxy A7 (2017) e Xperia XA1 Ultra. Os dispositivos possuem detecção de face e focagem automática, além da opção de marcar a localização na foto.

Qual é a melhor?

Segundo os testes da Proteste, os modelos de última geração da Apple e da Samsung, como Galaxy S8 e iPhone 8, possuem câmeras com funções mais avançadas, se comparadas a outras versões. Eles oferecem fotos de qualidade superior tanto na câmera frontal quanto na traseira.

Entretanto, a associação ressalta o alto valor dos aparelhos e destaca o LG G6 no critério de foto de distância próxima sem flash, com avaliação positiva também no teste de zoom. Os aparelhos intermediários Moto Z e Asus Zenfone 3, também receberam avaliação positiva da Proteste para a câmera.

Em análise, a maioria dos dispositivos recebeu avaliação boa na câmera frontal, com destaque para Xperia XA1 Ultra, iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Já os aparelhos Galaxy A5 (2017), Galaxy A7 (2017), Moto G5 e Moto G5 Plus pecam nesse critério, avaliados como ruins, segundo a Proteste.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/01/2018