ConexãoIn

Protagonizado pelo ator Maeve Jinkings, “Açucar” estreia no canal Curta

Quem não conseguiu assistir AÇÚCAR nas telonas terá a oportunidade no Canal Curta co-produtor do filme. Protagonizado por Maeve Jinkings, AÇÚCAR, escrito e dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, será exibido na próxima quarta-feira, dia 24 de junho, às 22h20, com reprises diárias de 25 a 28 de junho.

Dias e horários – Exibição do filme Açúcar no Canal Curta

24/06 – 22h20

25/06 – 2h20 e 16h20

26/06 – 10h20

27/06 – 14h45

28/06 – 21h15

https://canalcurta.tv.br/filme/?name=acucar

Numa visão contemporânea das relações coronelistas dos antigos engenhos de cana-de-açúcar, o longa acompanha a volta de Bethânia (Maeve Jinkings), uma mulher madura, miscigenada, criada em uma família branca, à fazenda da Zona da Mata onde nasceu.  

Bethânia carrega em si a formação crucial do povo brasileiro, e se perde em um dilema onde nem o preto nem o branco se encaixam nela. Enquanto ela tenta se reconectar com o local, enfrenta os antigos empregados, agora donos de parte da terra.  

A narrativa de AÇÚCAR flerta com elementos de realismo fantástico e adentra na dicotomia senhor de engenho versus escravos (branco versus negro, alta cultura versus cultura popular, realidade versus imaginação) presente em todo o filme, tanto psicologicamente quanto geograficamente, refletindo uma divisão social secular na qual o país ainda está preso. 

Essa é a segunda vez que Renata Pinheiro e Sergio Oliveira trabalham com a atriz Maeve Jinkings. A primeira foi no longa “Amor, Plástico e Barulho”, dirigido por Renata e produzido por Sergio. No elenco estão, ainda, Dandara de Morais, Magali Biff e Zé Maria. O filme é uma produção da Aroma Filmes em coprodução com a Boulevard Filmes, Canal Curta e Synapse, e distribuição da Boulevard Filmes.  

SINOPSE 
Bethânia retorna a suas terras onde uma vez funcionou o antigo engenho de açúcar da sua família, o Engenho Wanderley. Entre fotos, criaturas fantásticas, contas a pagar e trabalhadores reivindicando seus direitos sobre a terra, Bethania enfrenta a si mesma em um presente onde o passado e o futuro são ambos ameaçadores. 

AÇÚCAR é ambientado num universo de realismo fantástico, que cruza a história pessoal de Bethânia com a formação da identidade de um país que é, ao mesmo tempo, moderno e arcaico, contemporâneo e ancestral, branco e muito, muito mais negro. 

FICHA TÉCNICA  
Direção: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira 
Roteiro: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira 
Produção executiva: Leticia Friedrich, Lourenço Sant’Anna, Sergio Oliveira  
Direção de fotografia: Fernando Lockett 
Direção de arte: Renata Pinheiro 
Montagem: Adelina Bichis 
Elenco: Maeve Jinkings, Magali Biff, Dandara de Morais, Zé Maria 
Som: Manuel de Andrés 
Trilha original: Guile Martins 
Escore musical: Sergio Oliveira 
Música: Caetano Veloso, Agepê e outros 
Figurino: Christiana Garrido 
Produção: Aroma Filmes 
Coprodução: Boulevard Filmes, Canal Curta, Synapse. 
Distribuição: Boulevard Filmes 
Classificação indicativa: 14 anos 
País: Brasil 
Ano: 2017 
Duração: 90 min. 

SOBRE OS DIRETORES 
Renata Pinheiro, graduada em Artes Visuais, tem como característica de suas obras cinematográficas a construção visual como um dos principais elementos da construção da narrativa. Seu primeiro longa, “Amor, Plástico e Barulho” foi selecionado para o IndieLisboa (2014) e venceu mais de 15 prêmios, entre eles Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção de Arte no Festival de Brasília (2013), Melhor filme no festival Brafftv, Melhor filme pela ABRACINE, entre outros. “Superbarroco”, seu primeiro curta, foi selecionado para a Quinzaine des Réalisateurs – Cannes (2009) e ganhou mais de 30 prêmios ao longo de sua carreira. Assina também a direção de arte do filme Zama da diretora argentina Lucrecia Martel. 

Sergio Oliveira iniciou sua carreira já nos anos 90, é diretor e roteirista de diversos projetos. Seu documentário Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos ganhou Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival Internacional do Rio (2016). 

Juntos os diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira codirigiram e corroteirizaram o longa-metragem documentário Estradeiros, ganhador do Prêmio de Melhor Filme na Semana dos Realizadores (RJ – 2011) e do Prêmio de Contribuição Artística no Festival Internacional Olhar de Cinema, Curitiba, 2011. E o curta-metragem documentário “Praça Walt Disney” que teve sua estreia internacional no Festival de Locarno (2011) e recebeu ao longo da sua carreira mais de 45 prêmios. 

Sobre Maeve Jinkings

Atriz de cinema e TV e preparadora de elenco, com trabalho reconhecido pelo público e crítica, Maeve Jinkings acumula trabalhos premiados com diretores consagrados como Carlos Reichembach, Kleber Mendonça, Renata Pinheiro, Gabriel Mascaro, Gabriela Amaral Almeida e Walter Salles. A mediação da conversa será feita por Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria, que também assina a direção do Festival, é roteirista e diretora premiada com obras curtas em festivais no Brasil e no exterior.

SOBRE A BOULEVARD FILMES  
A Boulevard Filmes é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto, tanto para cinema, quanto para TV e novas mídias. Entre seus lançamentos para as salas de cinema estão os longas “Amor, Plástico e Barulho” (Renata Pinheiro), “Filme Sobre um Bom Fim”(Boca Migotto), “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” (Leo Garcia, Zeca Brito), “Histórias que nosso cinema (não) contava” (Fernanda Pessoa), “Açúcar” (Sergio Oliveira, Renata Pinheiro), “Legalidade” (Zeca Brito) e “Onde Quer Que Você Esteja” (Bel Bechara e Sandro Serpa).

#conexaoin99

#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/07/2020