ConexãoIn


Produção de Azeite no Brasil ainda é pequena, mas uma das marcas foi premiada como o Melhor do Mundo!

O azeite de oliva brasileiro tem uma história recente pois o primeiro azeite brasileiro em escala comercial foi lançado em 2010. Os primeiros anos foram caracterizados pela paixão e dedicação de algumas dezenas de pessoas, agricultores e pesquisadores que acreditaram em um sonho e passaram e passam por muitos sacrifícios pata trazer a industria do azeite brasileiro ao patamar aonde está hoje.

Um azeite brasileiro, produzido no Rio Grande do Sul, acaba de ganhar o prêmio de melhor do mundo!

O Milonga foi premiado como melhor azeite do Hemisfério Sul no EVO IOOC Italy 2022, agora em maio. De acordo com as regras do concurso, produtos de hemisférios diferentes não podem competir entre si.

Foi a primeira vez que o azeite, produzido na cidade de Triunfo, participou da competição e já saiu consagrado. Criada em 2019, a marca ainda não havia participado de competições internacionais.

“É a primeira vez que colocamos nossos azeites em concursos”, disse Chris Vogt, sommelier e um dos proprietários da marca.“Isso prova quanto nossos azeites são especiais”, complementou, sem citar que azeite faz bem à saúde: reduz risco de demência, derrame e câncer.  

“Nosso arbequina recebeu o prêmio máximo da competição, sendo eleito o melhor azeite do Hemisfério Sul, além de recebermos medalha de ouro no nosso corte arbequina/coratina e prata no nosso Koroneiki”, comemorou Chris Vogt.

A produção de azeitonas da empresa está em cerca de 80 toneladas. Mas a projeção é alcançar 200 toneladas por ano até 2027.

Onde comprar

O azeite brasileiro Milonga, por enquanto, só pode ser comprado no site da empresa, o www.azeitemilonga.com.br.

Uma garrafa de 250 ml custa em torno de R$ 60.

E a premiação EVO IOOC Italy alavancou as vendas d

As azeitonas usadas

O Milonga é produzido com azeitonas do tipo arbequina, uma variedade espanhola.

Produção no Brasil

A produção de azeite Brasileiro ainda é muito pequena. Em todo o pais, a produção de azeite em 2019 cerca de 200.000 litros, Esse volume é atingido por um único produtor de médio porte na Europa.

A produção está concentrada na Serra de Mantiqueira e no sul Do Rio Grande sul. O volume é pequeno porque de certa forma o Brasil ainda está numa fase inicial, de ambientação com a parte agrícola e produtiva . A pesquisa se concentra na Epamig para a Serra da Mantiqueira e na Embrapa para o Rio Grande do sul.

Os primeiros dez anos foram uma fase de aprendizado para pesquisadores e produtores. A produção de azeite é uma cultura complexa que traz resultados apenas a médio e longo prazo, A oliveira, por exemplo, só produz frutos a partir de 5 anos. E o azeite é um produto complexo que exige investimento e muito conhecimento para produção com qualidade adequada. Por isso, para entender a complexidade do tema, recomendamos dois artigos: um sobre a composição e outro sobre a qualidade do produto.

Na fase inicial, devido às muitas incertezas as pessoas envolvidas eram apaixonadas pelo tema. Ou seja , não havia conhecimento necessário que justificasse altos investimentos. A maioria das iniciativas eram de pequeno porte e envolviam uma grande paixão e muita incerteza sobre o futuro.

Esses aventureiros buscaram capacitação na Europa, mas mesmo assim, devido á inexperiência muitos erros foram cometidos. Plantações em locais inadequados, oliveiras com pouca ou nenhuma produção, azeites de baixa qualidade e problemas de distribuição.

Passados dez anos podemos dizer que houve muita evolução, Buscamos consultorias externas e investimos em pesquisa e tecnologia de ponta. Houve também a aprendizagem com os erros.

A produção ainda é pequena por que as incertezas ainda são muitas e o retorno sobre o que se investe é muito baixo. O Clima brasileiro é um grande desafio, pois a oliveira exige amplitude térmica, com invernos frios e verão quente e não aceita muita umidade. Por isso, em determinados anos a produção brasileira pode estar bastante comprometida como parece acontecer na safra de 2010.

A Opção pela qualidade

Mas a paixão continua e a produção melhora em qualidade a cada dia. Ainda com um volume muito baixo de produção, o que o brasil país é de altíssima qualidade, por opção dos apaixonados. Na competição de Nova Iorque, por exemplo, o Brasil se posicionou entre os top 10 de qualidade do mundo. Foram 11 azeites premiados que colocaram o Brasil como o o oitavo mais premiado do mundo, logo após a Grécia e à da Turquia, um produtor tradicional, É um resultado excepcional que coloca o Brasil como primeiro da América do Sul, á frente do chile e Argentina, que produzem mais e há mais tempo,

O sucesso da qualidade do azeite brasileiro atrai mais produtores, mas os riscos envolvidos e a demora de retorno afasta grandes investidores. Desta forma, a opção por projetos de pequeno e médio porte, com foco na qualidade, são a opção natural. Muitos produtores. para potenciar os resultados aliam agroturismo, turismo ao seu negócio.

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/06/2022