ConexãoIn


Primeiro dia de 2022 com novo filme na Netflix, “A Filha Perdida”

A Filha Perdida estreia na Netiflix, trazendo como protagonista a talentosa e premiada atriz Olivia Calmon, que faz o papel de Leda, uma mulher de meia-idade divorciada, devotada para sua área acadêmica como uma professora de inglês e para suas filhas. Quando ambas as filhas decidem ir para o Canadá e ficarem com seu pai nas férias, Leda já antecipa sua rotina sozinha. Porém, apesar de se sentir envergonhada pela sensação de solitude, ela começa a se sentir mais leva e solta e decide, portanto, ir para uma cidade costeira na Itália. Porém, ao passar dos dias, Leda encontra uma família que por sua mera existência a faz lembrar de períodos difíceis e sacrifícios que teve de tomar como mãe. Uma história comovente de uma mulher que precisa se recuperar e confrontar o seu passado. 

Olivia é a inglesa Leda, professora de literatura italiana, 48 anos, que vai sozinha passar férias numa paradisíaca ilha grega. O clima solar à beira-mar contrasta com o tom de mistério meio soturno da história: voyer, Leda passa a observar, sem disfarces, as idas e vindas de uma numerosa e barulhenta família napolitana, com a qual esbarra diariamente.  Ao mesmo tempo em que examina com certa preguiça a falta de refinamento do grupo, Leda é tomada por lembranças que irão fazê-la reavaliar muitas memórias. No grupo, seu foco é jovem Nina (Dakota Johnson) e sua filha Elena – sempre juntas numa relação que passa pelo amor, cuidado e muito cansaço –  e faz Leda pensar nas expectativas que tinha quando jovem. E sobretudo na relação com as filhas Bianca e Martha – duas jovens na casa dos vinte anos, que vemos nos muitos flashbacks.

A certa altura ela diz que não é uma mãe natural, seja lá o que isso significa. “O que acho mais bonito nelas é o que desconheço”, resume Leda sobre as filhas. Os personagens também falam muito do tempo, e de como as vezes a gente pode perdê-lo nas coisas desimportantes. Ou melhor, não focando no que realmente devemos.  

“Leda faz algo realmente abominável. E ainda assim nos relacionamos com ela, nós a entendemos. Tivemos experiências, sentimentos, desejos e pensamentos como os dela”, disse a diretora Maggie Gyllenhaal, que estreia com segurança e deixando o expectador sempre meio incomodado, sobretudo pelo olhar quase inquisidor de Lena. 

A Filha Perdida disputou o Leão de Ouro e venceu o prêmio Osella de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em setembro. E já é cotado como um dos fortes concorrentes ao Oscar. Não é um filminho agradável de fim de ano, mas vale cada minuto. 

Dirigido pela atriz e roteirista Maggie Gylllenhall, de Secretária (2002) e Coração Louco (2009), o filme é baseado no livro de mesmo nome, lançado em 2006, pela escritora italiana Elena Ferrante.

Elenco

Olivia Calmom

Edie Harris

Jessie Buckley

Dakota Jonhson

 

#conexaoin

#conectadocomanoticia

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/01/2022