ConexãoIn

Padre Júlio Lancellotti da Pastoral do Povo da Rua recebe Prêmio Zilda Arns

O padre Julio Lancellotti da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo foi um dos escolhidos para ser premiado com o Zilda Arns, de Direitos Humanos de 2021, da Câmara dos Deputados.

Ele é o Bispo Referencial da Coordenação Pastoral do Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua, função dada ao Padre Júlio pelo Vaticano, em São Paulo.

O Bispo de São Paulo foi  indicado pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e por meio de abaixo-assinado da população, que acompanha o dia a dia do trabalho social que Padre Júlio realiza junto a comunidades carentes, em especial na Cracolândia.

O prêmio é um diploma de menção honrosa, concedido anualmente para cinco homenageados.

“Solidariedade e compaixão não são dimensões religiosas, mas humanas. Tem muito ateu mais solidário do que religioso. A religião não é um fim em si”, costuma afirmar em suas entrevistas.

Nas redes sociais, onde possui 783 mil seguidores somente no Instagram, o padre Julio agradeceu e postou uma ilustração “Justo vencedor do prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos” .

O nome é em homenagem Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.

O prêmio foi criado pela Câmara em 2017, como forma de reconhecer pessoas e instituições que trabalham ativamente em defesa dos direitos das pessoas idosas.

Em sua atuação a frente da Pastoral do Povo da Rua Júlio Lancellotti luta insensatamente em defesa dos direitos, principalmente da população de rua.

Entre as ações, em fevereiro, ele participou da  colocação de flores no lugar dos paralepipedos instalados pela gestão do então prefeito Bruno Covas (PSDB) na parte inferior de viadutos na Zona Leste da capital.

Ele também distribui diariamente comida para a os sem teto da Cracolândia, no centro de São Paula.

Recentemente a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) fez publicações nas redes sociais criticando o padre por distribuir comida às pessoas em situação de rua na região, insinuando que a atitude de Júlio Lancellotti só aumenta a criminalidade.

Saiba mais sobre a atuação da Pastoral

A Pastoral do Povo da Rua tem como função auxiliar pessoas em relação a suas necessidades básicas, mas além disso cadastrar e conhecer cada vida ali abordada. Com tais informações, atuam com as equipes multidisciplinares de Consultórios de Rua (SUS) e Abordagem de Rua (Assistência Social) e buscam formas para incentivá-las a mudar de vida.

A diferença entre o trabalho realizado pelo padre e o das pessoas que sacam moedas, dão marmitas na saída de restaurantes ou compram jujubas de crianças nas baladas é esta: o padre presta assistência e os outros só estão dando esmolas.

E são as esmolas que mantém a pobreza. Os que realizam doações indiscriminadamente o fazem para satisfazer apenas a si, pois em nada contribuem para a mudança na vida daquela pessoa, na verdade eliminam apenas uma necessidade (fome, drogas, etc), mas não trazem reflexão, acolhimento e encaminhamento.

Para saber mais sobre os projetos da Pastoral do Povo da Rua, acesse www.oarcanjo.net.

Serviço

Doação para a Pastoral do Povo da Rua

Bradesco: 237

Agencia: 0299

Conta Corrente: 034857-0

Cnpj: 63.089.825/0097-96

Pix: 63.089.825/0097-96 (chave Cnpj)

#Conectadocomanoticia

#Conexaoin

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/08/2021