ConexãoIn

Novidades no Belas Artes À LA CARTE a partir de 4 de fevereiro

O À La Carte começa fevereiro com um cardápio incrível, com cinco longas simplesmente imperdíveis. Nesta quinta (04.02), estarão disponíveis:

“Germinal” (1993), dirigido por Claude Berri com Gérard Depardieu, e inspirado no romance homônimo de Émile Zola, este drama de época custou 165 milhões de francos, o que o tornou o filme francês mais caro já feito, até a época do seu lançamento; o drama iraniano “Nahid – Amor e Liberdade” (2016) filme vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2015; a divertida comédia italiana “Empresta-me a tua mulher” (1980); a programação também traz o tocante documentário de Érica Bernardini “Vidas (in) visíveis – Um arsenal de esperança” e para fechar nada mais nada menos que o primeiro longa-metragem de Stanley Kubrick, “Medo e desejo” drama de guerra de 1953.

Filmes

“Germinal”: O filme custou 165 milhões de francos, o que o tornou o filme francês mais caro já feito, até a época do seu lançamento. No romance de Émile Zola, a personagem Catherine Maheu teria 15 anos, enquanto no filme ela foi interpretada por Judith Henry, que tinha 25 anos na época da filmagem. A maioria dos figurantes foi escolhida entre ex-mineiros ou seus filhos e netos.

Nahid – Amor e Liberdade”: Filme vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2015. A protagonista, Sareh Bayat, venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2011, pelo filme “A Separação”, de Asghar Farhadi, prêmio compartilhado com Leila Hatami, atriz do mesmo filme. A diretora iraniana Ida Panahandeh nasceu em Teerã, e é formada em Direção de Fotografia para Cinema.

“Empresta-me a tua mulher”: O elenco conta com a participação de Claudine Auger (1941–2019), primeira atriz francesa a interpretar a personagem principal em um filme de 007, “James Bond em 007 Contra a Chantagem Atômica” (1965). Filme produzido por Ugo Tucci, o mesmo do clássico “A Classe Operária Vai para o Paraíso” (1971), de Elio Petri, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. A atriz Janet Agren, uma ex-modelo sueca, ganhou papel de grande destaque neste filme, após participações menores em filmes de diretores renomados, como “Avanti! Amantes à Italiana” (1972), de Billy Wilder, e “A Mais Bela Noite da Minha Vida” (1972), de Ettore Scola.

Vidas (in)visíveis: Um arsenal de esperança: O documentário conta sobre Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida desde a sua criação em Turim, norte da Itália. Arsenal porque era um armazém desativado de fabricação de armas da primeira e segunda guerra mundial, que  Ernesto, sua namorada e amigos receberam como doação e assim começou essa história. O documentário retrata principalmente o trabalho realizado no Brasil por missionários italianos, justamente no local que foi abrigo e ponto de referência de tantos imigrantes, e palco de sonhos, expectativas, angústias e conquistas de milhões de pessoas de diversas nacionalidades, principalmente italianos.

“Medo e desejo”: Primeiro longa de Stanley Kubrick. O diretor não gostou do resultado e tentou banir todas as cópias existentes do filme, mas, a Kodak, ao reproduzir cópias de filmes para o lançamento, sempre imprimia uma a mais para os seus arquivos, e, graças a essa cópia extra, hoje conhecemos “Medo e Desejo”. Segundo relatos, o orçamento do filme era tão apertado que Stanley Kubrick não tinha atores suficientes para todos os personagens e alguns tiveram papéis duplos.

Sinopses dos filmes:

GERMINAL
(Germinal)
França, Bélgica e Itália, 1993, 160min, Drama
Direção: Claude Berri
Elenco: Gérard Depardieu, Miou-Miou; Renaud, Laurent Terzieff, Bernard Fresson, Annie Duperey, Jean-Roger Milo, Jean Carmet
Sinopse: No norte da França de meados do século XIX, os trabalhadores de uma cidade de mineração de carvão são explorados pelo proprietário da mina. Um dia, eles decidem entrar em greve e as autoridades os reprimem.

NAHID – AMOR E LIBERDADE
(Nahid)
Irã, 2016, 104min, Drama
Direção: Ida Panahandeh
Elenco: Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh
Sinopse: Na cidade de Teerã dos dias atuais, Nahid consegue obter o divórcio do marido. De acordo com as leis religiosas iranianas, o pai obtém automaticamente a guarda do filho, mas Nahid consegue ficar com o filho de 10 anos de idade, em troca de dinheiro e contanto que nunca mais se case. Um dia, porém, Nahid se apaixona, e teme quebrar as regras do acordo.

EMPRESTA-ME A TUA MULHER
(Prestami tua moglie)
Itália, 1980, 99min, Comédia
Direção: Giuliano Carnimeo
Elenco: Lando Buzzanca, Janet Agren, Daniela Poggi
Sinopse: Um sulista de Milão vive atrás de sua amante, dona de uma agência de publicidade. Sua esposa, que havia partido cinco anos antes, reaparece e o pobre homem, temendo que vá pedir o divórcio e a pensão alimentícia, involuntariamente se mete em muitos problemas.

VIDAS (IN)VISÍVEIS – UM ARSENAL DE ESPERANÇA

Brasil, 2020, 65 min, Documentário

Direção: Erica Bernardini

Sinopse: Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal da Esperança recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade. “Vidas (in)visíveis – um arsenal de esperança” apresenta não somente o trabalho realizado pelo Arsenal, mas nos convida a refletir sobre acolhida, fraternidade e ajuda mútua. Em 2020, com o imprevisto da pandemia COVID-19, o Arsenal volta a cumprir também o papel que a Hospedaria de Imigrantes tinha em sua função inicial diante das doenças e epidemias da época. Além do resgate histórico, de depoimentos  sobre a rotina de quem o frequenta, o documentário apresenta depoimentos emocionantes e imagens dos acolhidos no período de quarentena.

 

MEDO E DESEJO
(Fear and Desire)
EUA, 1953, 62min, PB, Drama
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazursky
Sinopse: Quatro soldados sofrem uma queda de avião em terras inimigas e precisam voltar à base, mas os planos mudam quando uma camponesa cruza seus caminhos.

#conexaoin99 

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/02/2021